Hábitos que prejudicam sua vida financeira

Faturas atrasadas

 

Para manter a boa qualidade da vida financeira é recomendado abrir mão de alguns hábitos que, a longo prazo, podem prejudicar o rendimento das suas economias.

Muitas pessoas acham que esses hábitos são inofensivos, mas, na verdade, eles podem acarretar muitos danos, inclusive em dívidas que poderiam ser evitadas.

Para não vivenciar esse tipo de problema, é necessário aprender a fazer um bom gerenciamento da vida financeira. Por isso, será preciso estabelecer uma relação harmoniosa entre o bem-estar financeiro e as rotinas do dia a dia.

Mas o processo não é tão simples, pois demanda muito empenho e dedicação. Por esse motivo muitas pessoas acabam perdendo o foco nessa questão, deixando de lado o projeto de realizar uma boa gestão da vida financeira.

Os dados falam por si. Se prestarmos atenção nos veículos de comunicação perceberemos que algumas pesquisas realizadas recentemente indicam que o Brasil tem um grande número de pessoas endividadas.

Dessa forma, elas tendem a realizar atividades de consumo de forma exagerada, sem conseguir economizar ou fazer alguma forma de investimento.

É comum que situações como essa desencadeiem sentimentos de preocupação e estresse, pois muitas pessoas não saberiam o que fazer diante de uma emergência financeira.

Além disso, outro grande problema consiste na dificuldade de juntar uma grana para complementar a aposentadoria, no intuito de evitar vivenciar um grande problema em uma etapa posterior na vida.

Para que essas dificuldades não façam parte da sua rotina, será necessário elaborar uma meta com base em uma boa educação financeira e se empenhar para praticar uma gestão eficiente.

No intuito de te ajudar com essas questões, a Ferratum separou alguns hábitos muito prejudiciais que são frequentemente praticados por um grande número de endividados. Confira!

 

Vida financeira saudável: quais hábitos não combinam com ela?

 

Uma vida financeira saudável não combina com muitos hábitos. Então, se você deseja manter a boa qualidade das suas finanças, fique longe de todos eles. Vamos conhecê-los?

 

Atrasar o pagamento das contas

 

O atraso do pagamento das contas mensais é apontado como um dos principais descontroles da vida financeira. Pagar alguns dias após o prazo estabelecido pode até parecer algo inofensivo, mas é sempre recomendado evitar os juros pelas inadimplências.

Dessa forma, efetuar um pagamento atrasado pode ser percebido como um sinônimo de desperdício. Evite rasgar o seu dinheiro!

Existem alguns tipos de contratos que apresentam valores mais elevados, como o do aluguel. As multas decorrentes desses atrasados podem desperdiçar muito dinheiro, comprometendo a saúde da sua vida financeira.

Nas contas mais modestas como luz, água e telefone, é comum que a cobrança de atraso seja repassada para o mês seguinte. Dessa forma, a inadimplência poderá comprometer o desempenho da sua finança mensal.

 

Não controlar as despesas com o cartão

 

Não calcular os gastos efetuados com o cartão é um grande erro cometido por muitas pessoas. Para evitar cair nessa armadilha, controle diariamente todos os pagamentos realizados por meio dessa modalidade de compra.

É importante que você tenha uma grande visão sobre as suas finanças. Por isso, é necessário calcular todos os gastos, entradas e saídas. Afinal, o descuido com essas questões pode indicar o primeiro passo para um descontrole da sua vida financeira.

Se o cuidado não for constante, no final do mês você não conseguirá compreender a forma como você gastou o seu dinheiro, tampouco terá uma ideia dos gastos desnecessários que podem estar prejudicando o seu orçamento.

Para evitar maiores problemas, adquira o hábito de anotar os pagamentos efetuados com o cartão de débito ou crédito. Experimente elaborar um panorama diário, semanal e mensal.

Depois faça uma análise e tente descobrir possíveis gastos que podem ser cortados para te ajudar a manter uma gestão equilibrada da sua vida financeira.

Você pode fazer esse controle por meio de planilhas ou tabelas. Se preferir, anote as informações em um caderno. Mas não se esqueça de realizar todos os registros referentes às movimentações das suas finanças.

Se for necessário, baixe um aplicativo capaz de registrar os as suas atividades financeiras. Por meio dele você poderá fazer esse controle de forma automática. Experimente!

 

Não construir metas financeiras eficientes

 

Não elaborar metas financeiras é um dos hábitos mais prejudiciais na sua vida econômica. Sem um objetivo será impossível realizar um bom planejamento.

Uma das maneiras mais eficientes de estabelecer a boa qualidade da vida financeira é evitar o surgimento de possíveis dívidas, além de saber onde encontrar as melhores formas para economizar o seu dinheiro.

Faz parte de um bom planejamento analisar os melhores prazos para dar entrada na compra de um carro ou de um imóvel. Também é preciso ter ciência do momento certo para juntar uma grana no intuito de ampliar o seu negócio.

Sem fazer esse controle, será impossível obter o sucesso na sua vida financeira. Por isso, tente perceber o planejamento como a fase inicial da sua estabilidade econômica.

Economizar é uma atividade muito importante. Com base nisso, procure guardar uma parte do seu dinheiro, sempre que for possível. Futuramente, essa prática poderá fazer uma grande diferença na sua vida financeira.

Estipule algumas metas, independente de ser a curto ou longo prazo. Você terá uma enorme satisfação quando esses objetivos forem cumpridos. Mas para isso será essencial ter foco e comprometimento.

 

Gastar antes de receber

 

Essa prática acontece frequentemente, principalmente com pagamentos efetuados pelo cartão de crédito. Não é pequeno o número de pessoas que gastam o dinheiro antes de receber o salário mensal.

Apesar de oferecer uma grande facilidade no pagamento, as operações realizadas com o cartão de crédito tendem a se tornar uma bola de neve no processo de endividamento se você não tomar muito cuidado com o volume de compras e pagamentos.

Gastar antes de receber não é recomendado, pois se trata de uma prática com grande potencial para desarmonizar a sua vida financeira.

Se você não ficar atento poderá perder o saldo do crédito ou o dinheiro necessário para ser utilizado diante de um imprevisto ou de um pagamento importante como a taxa de IPVA ou IPTU.

Uma dica simples consiste em evitar efetuar pagamentos parcelados nas compras feitas diariamente. Dê preferência às formas de pagamentos à vista, principalmente nas ocasiões que proporcionarem algum tipo de desconto.

 

Impaciência

 

Muitas pessoas querem obter resultados imediatos após abandonarem os hábitos financeiros errados. Mas não é bem assim que as coisas acontecem.

É necessário ter paciência para observar os primeiros resultados. Como diz o ditado popular: “toda colheita tem o tempo certo”. Por isso, é preciso viver um dia após o outro e aguardar os bons resultados desse plantio.

Tenha paciência. A sua vida financeira te dará bons frutos se você souber fazer um bom planejamento. E vai uma dica: mantenha o foco para que as metas de curto prazo não interfiram nos objetivos a serem alcançados em longo prazo.

 

Comprar por impulso

 

Mundialmente, a realização de compras compulsivas é uma das formas mais comuns de endividamento. Não caia nessa tentação. Tente identificar os gastos desnecessários e procure não desperdiçar seu suado dinheiro investindo na compra de produtos que não fazem o menor sentido.

Por isso, evite realizar compras frequentes de roupas ou sapatos. Não gaste altos valores com refeições em bares ou restaurantes. Tente analisar os seus gastos com operadoras de TV e contas de telefonia.

Nem sempre esses pequenos “caprichos” têm tanta importância, mas acabam consumindo uma boa parte do seu orçamento. Então, para manter o equilíbrio na sua vida financeira, muitas vezes é necessário reverter hábitos como esses.

Outro detalhe: repense antes de efetuar a compra ou a troca de determinado bem. Avalie com cautela todas as possibilidades no intuito de garantir a boa qualidade das suas finanças.

 

Manter o foco apenas no presente

 

Muitas pessoas vivem o presente sem se planejar financeiramente para o futuro. Entretanto, para garantir a saúde da vida financeira, é importante realizar planejamentos a curto, médio e longo prazo.

Por isso, o foco não deve ser mantido unicamente no presente. Pensar no futuro é muito importante, pois te estimulará a construir metas e objetivos que poderão desencadear na concretização de um sonho.

Viver o presente é, de fato, algo muito importante. Mas não se esqueça de que o amanhã existe. Guarde uma reserva para o futuro, assim você terá preparo financeiro para enfrentar diversas situações.

 

Hábito de se comparar com outras pessoas

 

O ato de se comparar com outras pessoas pode ser o causador de grande sentimento de frustração. Por isso, não é recomendado tomar como base a vida financeira de colegas ou parentes que não mantêm um padrão econômico igual ao seu.

Não perca tempo construindo metas com base na análise da vida financeira de terceiros. Para fazer um planejamento saudável e eficiente, tenha em mente tudo o que você construiu e valorize as metas que têm possibilidade de serem alcançadas.

 

Abandone os hábitos prejudiciais

 

Quando você conseguir abandonar os hábitos errados de consumo a sua vida financeira ficará mais estável. Com isso, as dívidas não serão existentes e o seu dinheiro começará a render.

Provavelmente, você conseguirá dar conta dos seus gastos sem se preocupar com o aperto no final do mês. Mas isso não é sinônimo de descuido. É importante continuar seguindo as suas metas financeiras e obedecer a todas as etapas elaboradas no seu planejamento econômico.

Após ler esse texto você conseguiu perceber como determinados hábitos podem prejudicar a sua vida financeira? Eles não precisam mais ser praticá-los, correto? Por isso, a busca pelo conhecimento das questões financeiras é algo importantíssimo.

Então, compartilhe esse conhecimento com seus amigos nas redes sociais. Após isso, entre em nosso site e solicite um empréstimo. Ficaremos muito felizes em te ajudar!

No