Guardar dinheiro X Investir: Qual a melhor opção?

Dados

 

Muitas pessoas têm dúvidas sobre as questões que envolvem guardar dinheiro ou investir. Entretanto, essas práticas podem ser muito necessárias para os indivíduos que desejam garantir a segurança da sua vida pessoal.

Assim, é importante manter um equilíbrio entre economizar as finanças e evitar os gastos desnecessários. Esse é um dos primeiros passos para adquirir uma boa educação financeira .

Sabe qual é a boa notícia? É que por mais que pareça difícil, não é tão complicado decidir entre guardar dinheiro ou investir. Para descobrir o que é mais indicado, você precisará entender os seus objetivos pessoais.

Mas para não fazer a escolha errada, também será necessário levantar uma análise da sua atual condição financeira.

No intuito de ajudar você a decidir essa questão, a Ferratum preparou esse artigo com base nos conceitos de guardar dinheiro e investir. Leia até o final para entender as vantagens que envolvem as duas situações. Você não vai se arrepender!

 

Entendendo os conceitos de guardar dinheiro e investir

É importante entender os conceitos de guardar dinheiro e investir para que possamos compreender quando será a melhor hora para economizar ou realizar um investimento. Afinal, saber o que fazer com as nossas economias é tão importante quanto recebê-las.

Atualmente, há vários recursos que poderão te ajudar a cuidar da sua vida financeira. Existem muitos canais no YouTube com profissionais ensinando as melhores maneiras de gerenciar as suas finanças.

Se você não faz grandes transações e tem apenas o objetivo de realizar o registro das suas movimentações diárias, poderá utilizar um aplicativo que forneça a possibilidade de fazer um controle das suas finanças. Se você pesquisar, provavelmente, encontrará um capaz de atender as suas necessidades.

Com certeza, você já deve saber que guardar dinheiro é algo muito importante, não é mesmo? Mas você parou para pensar que investir em alguma atividade poderá te trazer um bom retorno financeiro?

Muitas pessoas relacionam a palavra investir as aplicações destinadas às ações de bolsa, mas há um grande engano. O mercado também fornece outras possibilidades para você fazer um bom investimento com o seu dinheiro.

Dessa forma, as probabilidades de rendimento são variadas, fornecendo recursos diferentes para atender algumas necessidades específicas. Uma delas pode ser a sua!

Por isso, não será preciso investir as suas finanças em ações que oferecem maiores riscos. Você poderá fazer investimentos mais discretos.

Assim, as suas finanças poderão aumentar de forma segura. A seguir, conheça os conceitos que envolvem os termos guardar dinheiro e investir.

 

O que significa guardar dinheiro?

Algumas pessoas acreditam que para conquistar a independência financeira será necessário gastar uma quantidade de dinheiro menor do que o valor adquirido no salário.

Entretanto, são poucos os que conseguem seguir essa receita. É grande o número de indivíduos que gastam mensalmente um volume de dinheiro relativo ou maior do que os valores recebidos com o suor do trabalho.

Nesse contexto, a prática de guardar dinheiro pode ser entendida como o acúmulo de finanças com o objetivo de usá-las futuramente.

Mas para guardar algumas economias, muitas pessoas precisam mudar determinados hábitos, que envolvem a diminuição dos gastos familiares e pessoais.

É importante evitar possíveis desperdícios, além de controlar o impulso relacionado às compras desnecessárias.

Para conseguir guardar dinheiro, é recomendado fazer um estudo bem detalhado das despesas mensais. Também é preciso elaborar uma meta e ter força de vontade para manter o foco de economizar durante todo o período de tempo estipulado.

 

O que significa investir?

Investir é uma prática de desembolso que oferece ao investidor uma possibilidade de obter, futuramente, um retorno satisfatório.

Muitas questões podem oferecer ótimos recursos paras as pessoas que almejam fazer um investimento, como o conhecimento, saúde e tempo, entre outros fatores importantes.

Dessa forma, investir uma parte do tempo em um novo aprendizado ou em uma nova atividade pode representar uma forma de investimento capaz de trazer um bom retorno financeiro.

Mas ao se tratar das atividades financeiras, como entender o conceito de investir? Nesse aspecto, essa prática significa a aplicação das finanças no intuito de obter rendimentos futuros.

Como isso pode acontecer? Quando ocorre um investimento financeiro, os juros existentes em todas as aplicações que foram realizadas são levados em consideração. Por esse fator, o dinheiro dos investidores tende a aumentar.

Essa atividade tem uma forma de funcionamento similar a uma dívida, que costuma a ampliar no decorrer do tempo. Dessa forma, todos os valores são multiplicados durante esse processo.

O valor final dependerá de algumas questões, como o tempo em que o débito foi exposto aos efeitos relacionados aos juros existentes.

É importante ter em mente que o processo de investir se difere do conceito de apostar. O ato de apostar apresenta uma dependência direta com a sorte. Já o investimento leva em consideração um estudo sobre o dinheiro que será investido e as possibilidades de risco desse investimento.

 

Quais as vantagens de guardar dinheiro e investir?

Muitas vantagens envolvem as práticas de guardar dinheiro e investir. Vamos conhecê-las?

 

Quais as vantagens de guardar dinheiro?

Complementa a aposentadoria

Muitas pessoas reclamam dos baixos valores pagos pela aposentadoria, pois alegam que o benefício não tem a capacidade de cobrir todas as despesas mensais.

Por esse motivo, é comum que muitos indivíduos mantenham o hábito de guardar uma quantia pensando em uma vida mais tranquila no futuro.

Se você imagina que possa passar por essa situação, valerá à pena guardar dinheiro. Assim, as suas economias proporcionarão um rendimento que, futuramente, complementará a sua renda na fase da aposentadoria.

 

Ajuda a sobreviver no desemprego

Todo ser humano está sujeito a viver uma fase de desemprego, certo? Essa possibilidade é apontada como um bom motivo para guardar dinheiro.

Com base nessa hipótese, muitos indivíduos constroem uma economia no intuito de garantir o pagamento das despesas mensais diante da possibilidade de perder o emprego.

Assim, esse dinheiro poderá ser usado até surgir à chance de recolocação no mercado de trabalho.

 

Adquirir um bem material

Adquirir bens como carro ou imóvel também é um bom motivo para guardar dinheiro. Muitas pessoas que vivem de aluguel carregam o sonho de conquistar a casa própria.

Por esse motivo, muitos optam por guardar uma parte do seu salário. O mesmo acontece com aqueles que almejam comprar um carro. Embora o valor a ser guardado seja menor, o esforço impregnado em poupar deverá ser o mesmo.

É muito importante fazer uma boa definição das metas financeiras. Uma dica consiste na reserva mensal de uma quantia que, posteriormente, poderá ser usada na concretização desse objetivo.

 

Viajar

Quem nunca pensou em fazer uma viagem dos sonhos? Muitas pessoas querem conhecer outros lugares do mundo . Entretanto, as passagens e a estadia podem apresentar valores muito elevados.

Para realizar esse desejo é necessário guardar dinheiro. Dessa forma, a viagem poderá ser bem planejada sem comprometer a vida financeira.

 

Busca de conhecimentos

Algumas pessoas têm o sonho de estudar para se profissionalizar em determinada área no intuito de mudar de vida. E, de fato, a busca pelo conhecimento nos capacita a conquistar uma vaga de emprego melhor.

Com isso, podemos aumentar o valor do nosso salário e, quem sabe, ter condições para montar um negócio próprio e garantir a boa qualidade de vida da nossa família. Seria um sonho, não acha?

Por isso, às vezes é importante guardar uma parte do seu salário para investir na busca novos conhecimentos que poderão te ajudar a mudar o padrão de vida.

 

Atividades de lazer

O orçamento pode ser totalmente descontrolado devido aos gastos com momentos de lazer. Por isso, é importante separar uma parte do salário para que a prática dessas atividades possa ser realizada com total consciência.

 

Quais as vantagens de investir?

Driblar a falta de recursos financeiros

É comum que muitas pessoas fiquem endividadas no final do mês. Esse fato acontece com frequência no Brasil. Para driblar essa situação é importante adquirir uma consciência financeira.

Por meio da conscientização será possível analisar as contas, no intuito de fazer um bom planejamento, cortando todos os gastos desnecessários.

Esse processo será fundamental para aqueles que almejam investir. Somente diante de um planejamento financeiro as pessoas poderão ter um saldo disponível para realizar um investimento.

Inicialmente, separe um uma parcela pequena para começar a investir. Disponha uma meta de 5% do seu salário e, depois, vá aumentando lentamente.

 

Iniciar em qualquer etapa da vida

A melhor fase para começar a investir se encontra em algumas décadas antes da aposentadoria. Entretanto, não desanime se você já passou dessa etapa da vida.

Você terá ótimos resultados se fizer bons planejamentos e investimentos, independentemente da idade na qual você se encontre.

 

Aumento no retorno das ações

Após realizar o investimento, você poderá ganhar duas vezes. A primeira acontece com o aumento dos valores das ações. Já a segunda é possível por meio dos dividendos, que fornecem determinadas parcelas de dinheiro que são repassadas para os investidores.

 

Postura crítica de consumo

Quando as pessoas realizam um bom investimento e param de sofrer com a falta de dinheiro no final do mês, é comum obter uma postura crítica.

Dessa forma, elas realizam um planejamento financeiro mais adequado em relação ao seu orçamento, tendendo a se afastar das formas de consumo compulsivas.

 

Existe relação entre guardar dinheiro e investir?

Apesar dos conceitos serem diferentes, eles tendem a se complementar. Por que razão? Porque para investir é necessário guardar dinheiro.

Por isso, é difícil chegar a uma conclusão sobre qual das duas atividades é mais importante. Para descobrir, analise o seu orçamento e a fase da vida na qual você se encontra.

Estude a necessidade de guardar dinheiro e a possibilidade de investir. Avalie com cautela para que o retorno possa ser satisfatório.

Mas não se esqueça de um detalhe muito importante: seja qual for o seu objetivo, o ato de economizar será sempre um pilar para a realização de um bom investimento.

Por isso, é necessário fazer um planejamento muito bem estruturado e em longo prazo. Essa é uma das melhores formas de adquirir a tão sonhada independência financeira.

Se você está precisando de dinheiro, acesse o nosso site . Temos a solução para o seu problema!