10 razões para investir nos estudos para alavancar sua carreira

Estudar na faculdade

Investir em estudos é parte fundamental do processo de ascensão de carreira, e também traz diversos outros benefícios para a vida pessoal. As empresas estão sempre em busca de profissionais qualificados e valorizam pessoas que se dedicam a aprimorar suas competências e habilidades.

Estudos feitos pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) apontam que pessoas mais estudiosas são mais felizes e vivem melhor.

Neste artigo, vamos de dar 10 razões para investir nos estudos para alavancar sua carreira.

 

1. Ganhar salários mais altos

A principal razão que faz a maioria das pessoas investir em estudos é a busca por maiores salários, além de melhores condições de trabalho, é claro. Não é por acaso que decidimos colocar como o primeiro item da nossa lista.

É mais do que notório que as empresas valorizam os funcionários que investem nos estudos em busca de se qualificar profissionalmente. Esse reconhecimento pode vir em forma de promoção e/ou com o aumento do salário.

 

2. Mudar a área de atuação

Pesquisa realizada pelo consultor de carreiras Fredy Machado, em 2017, revelou que 64,24% dos brasileiros gostariam exercer função diferente da que atuam no momento para serem mais felizes.

Ainda segundo a pesquisa, a insatisfação e infelicidade no trabalho atingem cerca de 90% da população brasileira. Se você não faz parte dos 10% de brasileiros que se sentem satisfeitos com a profissão, o mais sensato a fazer é investir em estudos e migrar para sua área de interesse.

 

3. Adquirir novos conhecimentos

Investir em estudos é investir em conhecimento. Este por si só já é a chave para o sucesso, pessoal e profissional, de qualquer pessoa. Além do mais, o conhecimento amplia a superfície de contato com o mundo ao seu redor.

 

4. Ampliar o horizonte de oportunidades

Um leque de novas oportunidades se abre quando o profissional decide investir em estudos para alavancar a carreira. Isso ocorre, na maioria dos casos, porque a pessoa começa a ter contato com pessoas influentes, se torna mais comunicativa e a possibilidade de identificar essas oportunidades aumenta.

 

5. Se tornar um profissional disputado

O mercado de trabalho está de olho em profissionais que têm uma boa formação. Aliás, não é muito difícil encontrar vagas para pessoas com pouca experiência, no entanto, a maioria das boas oportunidades é para pessoas com maior grau de instrução.

Significa que as empresas não veem problemas em contratar profissionais em início de carreira, mas a maioria delas não abre mão do nível de escolaridade necessário para ocupar os cargos que dispõem de melhores salários.

Investir nos estudos, além de te tornar um profissional almejado, vai te dar a possibilidade de escolher a oportunidade que melhor se enquadra ao seu perfil e às suas necessidades. Ou seja, você terá mais autonomia e controle sobre sua vida profissional.

 

6. Adquirir pensamento crítico

Estudar abre espaço para o confronto de diferentes pontos de vista, debates e reflexão acerca dos conceitos e teorias. Investir em estudos é, portanto, uma forma de adquirir e desenvolver o pensamento crítico sobre diversas questões sociais.

Ter uma boa formação significa ser um cidadão com maior compreensão e participação nas decisões que promovem a mudança e a melhoria do ambiente em que vive. Estudos comprovam que pessoas com nível de formação mais elevado são mais abertas a discussões de caráter social.

 

7. Qualificação profissional

De acordo com estudo realizado pela consultoria Grant Thornton, a falta de profissionais qualificados é motivo de preocupação para 52% das empresas brasileiras. Somente por meio do investimento em estudos, o profissional pode conquistar a qualificação profissional que o mercado procura.

Em resumo, quando você se torna um profissional qualificado, a maneira como empresas e empregadores analisam seu currículo muda e as chances de ascender sua carreira profissional aumentam significativamente.

 

8. Ter uma especialização

Por mais que você tenha muitos diplomas e certificados, uma especialização nunca é demais. O profissional precisa estar disposto a se aprimorar a cada dia, pois as técnicas e procedimentos passam por atualização constantemente.

Investir nos estudos nunca será perda de tempo, pois sempre há algo novo a aprender. Um professor, por exemplo, precisa estar sempre estudando e renovando seus conhecimentos, ao passo que novas pesquisas e descobertas surgem em sua área de atuação.

Na área da saúde, médicos, enfermeiros e técnicos precisam estar sempre atualizados em razão de novos métodos e tecnologias que surgem no diagnóstico e tratamento das doenças.

A especialização é importante para qualquer que seja área de atuação. Saber mais de uma especialidade vai fazer você se sentir um profissional mais completo e mais realizado.

 

9. Intercâmbio de experiências

Participar de workshops, palestras e outros eventos com o objetivo de alavancar sua carreira profissional é também uma maneira de trocar experiências com pessoas de diferentes localidades.

Se você investe na aprendizagem de um novo idioma, por exemplo, você poderá trocar experiências com pessoas em diferentes partes do mundo, conhecer outras formas de aplicar as teorias e melhorar sua proficiência na língua estrangeira.

 

10. Desenvolver novas habilidades

Além do aprendizado em sala de aula, investir em estudos para alavancar a carreira envolve a prática do conhecimento que está sendo adquirido. Desta forma, você deixa de ser um profissional “engessado” e começa a desenvolver outras habilidades.

Ter várias habilidades na área de atuação te torna apto para ocupar cargos diversos. Assim, as chances de ser locado dentro de uma companhia se tornam maiores.

 

Conclusão

Investir em estudos para alavancar a carreira profissional é tão importante que muitas empresas mantêm programas de especialização para seus colaboradores. Além disso, as instituições estão sempre em busca de pessoas que estão abertas ao aprendizado e desenvolvimento de novas habilidades constantemente.

Seja pela realização pessoal ou crescimento profissional, o investimento em conhecimento sempre será benéfico, além de quebrar fronteiras e ampliar os horizontes.

As razões para investir em seus estudos são ilimitadas, e essas são apenas 10 das muitas possibilidades. No entanto, não há dúvidas de que estudar é fundamental para crescer na carreira profissional.

Está precisando de dinheiro para dar continuidade ou investir em seus estudos? Então clique aqui e peça já!