Quero limpar meu nome: como devo começar?

Limpe seu nome

Estar com o nome sujo é uma dor de cabeça para qualquer pessoa. Ter o seu CPF restrito pelos órgãos de crédito, o SPC e Serasa, pode trazer consequências muito desagradáveis, como ficar impedido de comprar qualquer coisa à prestação, de alugar um imóvel ou um veículo e até mesmo perder a oportunidade de obter um emprego.

Dever na praça é algo comum, nem sempre é possível honrar com todos os compromissos em dia, geralmente por causa de imprevistos no orçamento. Saiba neste artigo como você pode resolver este problema e limpar o seu nome.

 

Consequências de ter o nome restrito no SPC ou Serasa

Quando o nome de um consumidor é inserido na lista negra do SPC ou Serasa ele pode regularizar a situação em até 10 dias. Caso não resolva a pendência, o seu nome ficará sujo e ele impedido de ter crédito na praça, bem como poderá ficar com uma má reputação perante credores, deixando assim de usufruir das vantagens de ter um nome limpo, como poder fazer compras a prazo ou conseguir financiamentos. Caso a dívida não seja paga, o nome da pessoa poderá ficar por cinco anos restrito.

Ao contrário, estar com o nome limpo pode trazer inúmeros benefícios, mesmo psicológicos, pois estar livre de preocupações e estresse pode refletir em todos os aspectos da vida, e também ajuda a construir uma boa reputação tornando o indivíduo acessível a vantagens financeiras, como taxas mais baixas de juros e facilidades na aquisição de algum bem.

 

Quero limpar meu nome. Como devo começar?

“Quero limpar meu nome, mas não sei por onde começar”. Esta é a realidade de muitos brasileiros. A primeira coisa a fazer é se organizar. Veja algumas dicas abaixo de como começar:

 

1) Reveja quais são seus débitos que estão pendentes

Antigamente para saber sua situação no SPC era preciso pagar por uma consulta, mas hoje em dia este órgão, bem como o Serasa, já disponibiliza esta informação gratuitamente de forma online. Assim você pode ver se o seu CPF está entre os inadimplentes. Há também aplicativos para iOS e Android que você pode instalar no seu celular e verificar seus dados nestes órgãos.

 

2) Renegocie suas dívidas

Se você puder resolver a situação, você pode sanar suas dívidas de uma só vez por negociar por pacote para obter um desconto. Não adianta pagar conta por conta atrasada, pois isso poderá virar uma bola de neve. Assim, prefira cortar o mal pela raiz, fale com os seus credores e peça para quitar suas dívidas no total, à vista.

 

3) Considere pedir um empréstimo para limpar o seu nome

Caso você tenha dívidas com mais de um credor, a solução para limpar o seu nome é chegar a um acordo. Se não for possível, então é hora de contar com uma ajuda extra por meio de um empréstimo pessoal.

 

Procure por empresas seguras e confiáveis, e se for online, veja se é seguro inserir seus dados. Tendo sido aprovado, o seu crédito cai na conta em alguns minutos. Utilize-o para saldar todas as suas pendências financeiras e assim você poderá limpar o seu nome.

É importante procurar ter equilíbrio na vida financeira por ter um melhor planejamento financeiro compatível com o que é possível para você e sua família, de acordo com a suas posses e com a sua realidade. Assim, se torna mais fácil controlar gastos e verificar onde deve haver cortes de despesas extras e onde você pode utilizar seus ganhos.

Faça uma planilha para organizar suas finanças e despesas, anotando tudo que é gasto ao longo do mês, por menor que tenha sido. Fazendo disso uma rotina, certamente seu orçamento ficará sempre equilibrado e você poderá respirar aliviado por estar com seu nome limpo.

 

Gostaria de saber mais dicas de organização financeira? Visite nosso blog. Precisa de um empréstimo online urgente? Clique aqui e peça já.