Paz e tranquilidade

Ano após ano, diversos estudos foram feitos para medir os niveis de estresse e bem estar nas nossas vidas cotidianas. Os resultados sempre mostram o mesmo resultado: a principal causa de estresse é dinheiro. E você já pode imaginar que não é excesso de dinheiro que causa este estresse. Trabalho é a segunda maior causa de estresse.

Para muitos, é um ciclo vicioso: quanto mais ansiosos e estressados ficamos com dinheiro, mais a gente fica distraído e menos produtivos no trabalho ficamos, e isso acaba criando mais estresse. Seja estresse relacionado ao pagamento do aluguel e outras despesas mensais, quitação de dívidas, muitas horas no trabalho, ou medo de perder o emprego, uma coisa é certa: quando o estresse sobre dinheiro se junto a estresse sobre trabalho, isso pode acabar causando sérios problemas de saúde

Então juntamos uma lista de sugestões e dicas para reduzir estresse causado por dinheiro:

RECONHECER SUA SITUAÇÃO

O primeiro passo é reconhecer que está esta estressado devido à sua situação financeira. O segundo passo é entender que você só vai resolver a situação através de dedicação e um pouco de sacrifício.

SEJA PRO ATIVO

Consulte membros da sua família, amigos, ou até um consultor profissional para ajudar a criar um orçamento mensal que cabe no seu bolso. Crie metas mensais, trimestrais e anuais. E mais importante: identifique despesas que não são essenciais como TV a cabo ou até seu carro/moto. Com estes pequenos sacrifícios, você pode reduzir drasticamente suas despesas mensais.

TODOS OS PROBLEMAS TEM SOLUÇÃO

Lembre que a maioria dos problemas não são de “vida ou morte” e que quase todos os problemas tem uma solução que vai ser resolvido eventualmente. E em situações que você precisa de dinheiro rápido, sempre tem a opção de empréstimos de curto prazo.

ALIVIAR ESTRESSE

Exercício e meditação são as melhores formas de aliviar estresse. Exercitar libera endorfinas, uma especie de analgésico natural. Dar algumas voltas no quarteirão da sua casa, correr no parque, ou até mesmo andar até o próximo ponto de ônibus (ou estação de metro) são exercícios gratuitos que não ocupam muito tempo. Meditar também ajuda bastante, pode ser feito em praticamente qualquer lugar e não custa nada. Tem diversos vídeos gratuitos no YouTube ensinando como meditar.

No final das contas, não importa a causa do estresse - financeiro, trabalho, escola, etc - lembre que sua saúde não tem preço. Com um corpo e mente menos estressados, seu bem estar geral melhora.

Yes