O que eu preciso saber antes de contratar um empréstimo?

Notas

 

Obter um empréstimo é um grande passo financeiro e não deve ser tomado de forma leviana. Aqui estão algumas coisas que você deve saber antes de contratar um empréstimo, para saber mesmo se é a decisão certa para você.

Com as economias de emergência nem sempre disponíveis e os níveis de endividamento aumentando, mais e mais pessoas estão recorrendo a empréstimos pessoais para cobrir emergências, pagar contas médicas e consolidar suas dívidas de cartão de crédito.

 

Motivos para fazer um empréstimo pessoal

 

Um empréstimo pessoal é um empréstimo sem garantia que pode ser usado para quase tudo. Quer você precise consolidar dívidas de cartão de crédito, financiar uma compra importante ou pagar uma grande despesa inesperada, um empréstimo pessoal pode ajudá-lo a obter o dinheiro de que precisa sem quebrar a sua carteira.

Confira alguns bons motivos pelos quais é interessante fazer um empréstimo pessoal.

 

Você precisa pagar por uma grande compra, projeto ou evento

 

Se você precisar fazer uma compra importante - como substituir um forno, deck ou telhado antigo - a taxa de juros de um empréstimo pessoal pode ser melhor do que a taxa percentual anual do seu cartão de crédito ou das opções de financiamento no seu banco. Se você contrair um empréstimo e pagar em dinheiro, pode acabar até se saindo melhor no longo prazo.

 

Você deseja consolidar a dívida do cartão de crédito

 

A consolidação de dívidas é uma forma de combinar várias contas de dívidas para que você possa pagar o total com mais rapidez e economizar dinheiro em taxas de juros.

Se você está lutando para saldar dívidas, em muitos casos você pode se qualificar a um empréstimo pessoal para uma taxa de juros mais baixa e um pagamento mensal mais alinhado com seu orçamento.

 

Você tem despesas médicas ou de emergência inesperadas

 

Em vez de cobrar custos inesperados de um cartão de crédito com juros altos, um empréstimo pessoal pode render o dinheiro de que você precisa sem o estresse da dívida do cartão de crédito.

Um empréstimo pessoal não só lhe dá o tempo de que você precisa para pagar o dinheiro de volta, mas também pode economizar em juros em comparação com um cartão de crédito. Ao decidir entre os dois, compare as taxas para descobrir qual é a melhor opção.

 

Você deseja melhorar sua pontuação de crédito

 

Um empréstimo pessoal pode ajudar a melhorar a sua pontuação de crédito - especialmente se seu relatório de crédito atual mostrar a dívida do cartão de crédito como seu principal tipo de crédito.

Um empréstimo pessoal pode ajudar a diversificar o mix de sua conta e pode reduzir o índice de utilização de crédito, fatores importantes para determinar sua pontuação. Além disso, fazer pagamentos pontuais pode ajudar a criar um histórico positivo de pagamentos também.

Contratar um empréstimo pode ser uma decisão financeira significativa, por isso é melhor torná-la uma decisão inteligente. Aqui estão algumas coisas essenciais que você deve saber antes de contratar um empréstimo.

 

Saiba por que você precisa do dinheiro (e se há uma opção melhor)

 

Saber por que você precisa pedir dinheiro emprestado, para começar, é o fator mais crítico que você precisa considerar antes de contratar um empréstimo. Pedir dinheiro emprestado é um grande passo financeiro e pode ajudá-lo ou prejudicá-lo - dependendo de como você o administra.

O empréstimo mais substancial que você fará é a hipoteca de sua casa. Se você pode arcar com um considerável pagamento e é uma casa que está dentro (ou abaixo) do seu orçamento, isso pode significar que contratar um empréstimo pode valer a pena.

Mas e os empréstimos pessoais? Pedir dinheiro emprestado para pagar contas médicas, um porão inundado ou um carro amassado nunca é o ideal, então a recomendação sempre é fazer economias de emergência primeiro.

No entanto, levando em consideração que muitas pessoas não têm fundos para emergências pessoais, se você precisar pedir dinheiro emprestado para uma emergência, certifique-se de seguir as etapas restantes abaixo.

Muitas pessoas também procuram os empréstimos para a compra de automóveis (e muitas vezes por meio do próprio revendedor). Mas, um empréstimo pessoal pode realmente ser uma boa solução se você fizer isso direito.

Se o motivo pelo qual você precisa do dinheiro não é exatamente uma emergência e você pode esperar alguns meses (ou mais), faça-o. Isso pode ajudá-lo a dividir o custo total necessário em partes mensais menores.

Em seguida, faça um orçamento para esta despesa mais significativa. É uma medida mais econômica para economizar dinheiro para o que você precisa.

 

Saiba todas as suas opções de empréstimo, incluindo onde obtê-las

 

Dependendo do tipo de empréstimo de que você precisa, você terá algumas opções à sua disposição. A maneira mais rápida e fácil de conseguir um empréstimo pessoal é ir ao banco com o qual você já tem um relacionamento preexistente.

Ao sentar-se com o gerente do seu banco e examinar um pedido de empréstimo, ela geralmente pode aprová-lo na hora. Além disso, seu empréstimo será no mesmo banco, o que torna o gerenciamento do pagamento um pouco mais confortável.

Mas para realmente economizar dinheiro, uma boa alternativa é contratar serviços de empréstimo online. Existem muitas empresas, como a Ferratum, por exemplo, que agora oferecem ótimas ofertas em empréstimos pessoais na internet.

Usando o exemplo da Ferratum, primeiro você preenche o cadastro e depois a equipe da empresa faz uma consulta a respeito dos seus dados dele junto a alguns de seus parceiros comerciais.

Caso seu pedido de empréstimo seja aprovado, você só precisará inserir a conta bancária e senha do seu banco para que o sistema da Ferratum leia os dados de seu extrato de forma automática.

Esse processo isenta você de enviar papéis por correios ou e-mail, acelerando o processo de aprovação. Caso após essa etapa o seu perfil seja aprovado novamente, você já tem o seu limite de crédito disponível. A partir daí você já pode escolher quanto quer retirar no seu primeiro empréstimo e a facilidade de poder assinar o contrato digitalmente.

Após ser feita com sucesso a aprovação automática do seu pedido de empréstimo, caso esse seja seu primeiro pedido, a equipe da Ferratum faz ainda uma última verificação rápida de seus dados para liberar o dinheiro, e se o cliente fizer tudo isso antes das 11h30 da manhã, o dinheiro cai na conta no mesmo dia.

 

Saiba quanto você pode pedir emprestado (e pagar)

 

Agora que você determinou por que precisa do dinheiro e que obter um empréstimo é de seu interesse financeiro, você precisará pensar sobre quanto pode realisticamente pagar de volta.

A palavra "pagar" é complicada. Só porque você pode cobrir o pagamento mensal, não significa que você pode realmente pagar o empréstimo. Na verdade, um estudo de Harvard mostrou que quase 40 milhões de americanos vivem em uma casa que não podem pagar.

Não compartilhamos essas estatísticas para assustar quem quer que seja a evitar contratar um empréstimo - mas apenas para incentivar todos a reformularem o seu pensamento sobre a palavra "pagar".

Portanto, quando você estiver pensando no que pode pagar, considere o pagamento mensal, mas o mais importante, considere o valor total (acrescido dos juros e até mesmo possíveis taxas de atraso de pagamento) que você pode pagar de volta.

 

Saiba a sua pontuação de crédito (e histórico de crédito)

 

Agora que você sabe quanto pode realmente pedir emprestado e pagar, é hora de descobrir para que tipo de empréstimo e taxa você pode se qualificar.

Sua pontuação e histórico de crédito são a alma de seu bem-estar financeiro. Sem crédito - especificamente, bom crédito - você pode dizer adeus a taxas baixas, pagamentos baixos e economia geral.

Como consumidor, você tem direito a obter cópias gratuitas de seu relatório de crédito a cada ano das instituições financeiras brasileiros.

 

Saiba os termos exatos do empréstimo, incluindo todas as taxas (ocultas)

 

Antes de assinar os papéis do seu novo empréstimo, certifique-se de compreender totalmente os termos contratuais. Saiba a taxa percentual anual de juros e o custo total que você pagará pelo empréstimo, bem como todas as taxas que poderão incorrer durante o empréstimo.

Aqui estão algumas das taxas típicas ou custos ocultos que nem sempre são discutidos abertamente (ou mostrados) quando você obtém um empréstimo:

Taxa de falha no pagamento - uma taxa cobrada se você não tiver dinheiro em sua conta para cobrir um pagamento efetuado. Alguns credores irão cobrar por isso.

Taxa de atraso no pagamento - Isso não só prejudicará sua pontuação de crédito, mas a maioria dos credores cobrará uma taxa se você atrasar o pagamento mesmo com um dia de atraso.

Você também deve saber como os juros são calculados sobre o empréstimo. Quando os juros são compostos, eles se somam aos juros previamente existentes enquanto você trabalha para pagar o empréstimo. Normalmente é calculado em uma base mensal ou diária, portanto, fazer pagamentos adicionais ou antecipados pode ajudar a reduzir esse custo.

Alguns empréstimos têm juros pré-calculados - como empréstimos estudantis. Isso significa que os juros já fazem parte do seu pagamento mensal, o que significa que você pagará o mesmo valor em juros, independentemente de quanto ou com que antecedência pague - portanto, você pode não conseguir economizar tanto dinheiro pagando o empréstimo antecipadamente.

O objetivo aqui é ler toda a documentação do empréstimo para ter certeza de que entendeu em que está se metendo. Um empréstimo é uma obrigação contratual e, ao quebrar esse contrato, você está se prejudicando financeiramente.

 

Resumo

 

Obter um empréstimo é um grande passo financeiro e não deve ser tomado de ânimo leve. Saber os detalhes dessas seis etapas é fundamental. Depois de tomar a decisão de pedir dinheiro emprestado, certifique-se de que está usando o credor certo e os termos mais flexíveis.

Precisa de dinheiro rápido e busca boas opções de empresas que oferecem empréstimos pessoais a preços justos e atraentes? Conheça a Ferratum, clique aqui e peça já um orçamento sem compromisso!

No