Como conciliar o empréstimo com meu planejamento financeiro?

Finanças

 

Saber como organizar as suas finanças é fundamental para guardar dinheiro e montar uma reserva de emergência. O planejamento financeiro é uma forma de estruturar os seus passos no futuro e assegurar que as coisas caminhem de acordo com o seu plano.

Por isso, ser capaz de quitar os seus débitos e sobrar dinheiro para montar a sua reserva é um processo que exige planejamento e dedicação. Dessa forma, podemos afirmar que o planejamento financeiro servirá como um meio de ter controle sobre o seu orçamento.

Nesse sentido, muitas pessoas se perguntam se é possível conciliar um empréstimo ao seu planejamento financeiro sem colocar o orçamento no vermelho. Se essa também é sua dúvida, fique tranquilo.

Separamos, neste texto, todas as informações que você precisa saber sobre esse assunto para sanar as suas dúvidas e ajudá-lo a planejar melhor o seu futuro. Confira!

 

O que é planejamento financeiro?

 

Antes de entrarmos no assunto principal deste texto, é fundamental explicarmos alguns pontos principais que vão servir para pavimentar o caminho até o final deste conteúdo. Um deles é o que é o planejamento financeiro e qual a sua importância na sua rotina.

Por isso, desenvolver um planejamento financeiro é fundamental para guiar os seus esforços na hora de organizar o seu orçamento. Essa prática irá ajudá-lo no controle de toda a entrada e saída de dinheiro, possibilitando planejar melhor as suas decisões.

Esse controle é importante, pois permitirá que você lide melhor com possíveis imprevistos por meio de sua reserva de emergência. O planejamento financeiro possibilita ampliar o seu entendimento sobre seus recursos e avaliar o quanto será gasto durante determinado período e o quanto sobrará em caixa.

 

É possível conciliar o empréstimo com o seu planejamento financeiro?

 

Para essa pergunta não existe uma resposta concreta. Por isso, é preciso entender que a solicitação de um empréstimo pode gerar mais dívidas caso ele não seja planejado corretamente dentro do seu orçamento.

Saber planejar as suas finanças é extremamente importante. Assim, você evitará gerar uma nova dívida para quitar os seus débitos pendentes. O ideal é avaliar as condições no mercado para fazer uma solicitação de empréstimo com parcelas menores e juros inferiores aos aplicados em suas dívidas atuais.

Dessa forma você irá trocar uma dívida maior por uma de valor mais elevado, porém, com melhores condições de pagamento. Nesse sentido, o planejamento financeiro se mostra uma peça fundamental para se certificar se o empréstimo é a escolha certa para você eliminar as suas dívidas.

 

Por que ter um planejamento financeiro para solicitar empréstimo?

 

Existem diferentes razões para que as pessoas solicitem um empréstimo. Muitas vezes ele é utilizado para a quitação de débitos pendentes e centralizar as dívidas. Por isso, ter um planejamento financeiro eficiente se mostra fundamental para esse tipo de solicitação.

Ele permitirá você avaliar melhor as suas necessidades e entender como esse processo impactará em suas finanças. Confira, agora, alguns dos motivos em que as pessoas solicitam um empréstimo.

 

Endividamento

 

Essa é uma das principais razões pela qual os empréstimos são requisitados pelos clientes. Quando as dívidas batem à porta, é comum sentir um certo nível de desespero. Por isso, com um planejamento financeiro eficiente, é possível avaliar a situação e encontrar uma solução para esse tipo de problema.

Para avaliar se você está endividado e não tem certeza, é possível observar alguns dos principais sinais de endividamento, como o malabarismo de contas. Essa prática é muito comum e é uma das principais razões de causar uma gigante bola de neve de dívidas.

Outro ponto que pode indicar o crescimento de suas dívidas é ao pagar sempre o valor mínimo de suas faturas de cartão de crédito. Essa prática não é nada benéfica, pois o acréscimo de juros só prejudicará o seu orçamento no mês seguinte.

O parcelamento de compras também é outro sinal que pode indicar um possível endividamento no seu orçamento. Por isso, se mais de 30% de suas contas forem referentes a compras parceladas, é preciso começar a planejar melhor os seus gastos.

Principalmente quando os seus ganhos nunca são o suficiente para arcar com todas as suas contas. Portanto, o planejamento financeiro será o seu maior aliado caso você se veja nessa situação.

Assim, você poderá avaliar como a solicitação de um empréstimo ajudará a quitar os seus débitos. Para isso, é fundamental pesquisar por boas taxas de juros que se encaixem no seu orçamento e não prejudiquem os seus planos.

 

Aquisição de bens ou viagens

 

A solicitação de um empréstimo não é exclusiva para a centralização de débitos e organização da situação financeira das pessoas. Muitos clientes utilizam esse recurso quando surgem determinadas necessidades pessoais, como uma nova aquisição ou uma viagem.

Por isso, se você busca comprar a sua casa própria ou adquirir um automóvel e não sabe como começar a guardar dinheiro para esses objetivos, o empréstimo se mostra uma boa opção.

Para isso, o planejamento financeiro é fundamental para orientar as suas decisões e assegurar a integridade de seu orçamento. Contar com uma instituição financeira de confiança também é fundamental, pois ela será responsável pelas boas condições na hora de quitar os seus débitos.

 

Fazer investimentos

 

Muitos não sabem, mas a solicitação de um empréstimo também pode ser feita para realizar investimentos. Novamente, é fundamental contar com um planejamento financeiro para assegurar que os seus planos terão um retorno satisfatório para evitar possíveis dívidas que podem comprometer o seu orçamento.

Por isso, nesse caso, é fundamental ter um certo nível de conhecimento sobre o mercado financeiro e ter bastante cuidado na hora de aplicar o seu dinheiro. Para ter mais sucesso sobre os seus planos, procure traçar metas antes de solicitar o seu empréstimo.

Tenha garantias de que os seus passos foram traçados corretamente e que o seu plano seguirá de acordo com o planejado — evitando uma bola de neve de dívidas no processo.

 

Quais cuidados você deve ter ao solicitar um empréstimo?

 

Como você já viu, é possível conciliar o empréstimo com o seu planejamento financeiro. Conseguir sair do vermelho é um processo bastante difícil e exige muita dedicação e esforço.

Ao solicitar um empréstimo, é preciso se certificar de alguns critérios para assegurar o sucesso de seus esforços na hora de quitar os seus débitos pendentes. Por isso, existem alguns cuidados que você deve ter em mente ao fazer uma solicitação de empréstimo. Confira os principais pontos que você deve ficar atento.

 

Tipo de empréstimo

 

Existem diferentes tipos de empréstimo que você pode solicitar nas instituições financeiras, como os cheques especiais, empréstimo com garantia e empréstimo pessoal.

Por isso, para alcançar os seus objetivos e quitar as suas dívidas, é fundamental que o seu planejamento considere essas modalidades para que você faça a escolha mais adequada aos seus planos.

 

Instituição financeira

 

A instituição financeira tem uma grande importância durante todo o processo de solicitação de empréstimo. Ela será responsável por todas as condições de pagamento referentes ao montante solicitado.

Por isso, é preciso confirmar se essa instituição financeira é confiável e acessível caso você tenha algum problema referente ao seu empréstimo — como durante a antecipação de parcelas.

Antes de fazer a sua solicitação, procure se certificar de todas as suas dúvidas para ter a garantia de que você encontrou as melhores condições referentes às suas necessidades, evitando possíveis dores de cabeça no futuro.

Contar com uma instituição financeira de confiança permitirá negociar o seu empréstimo e assegurar que o valor de cada parcela caberá no seu orçamento mensal sem comprometer as suas demais contas.

O ideal é que o valor de suas parcelas nunca supere mais de 30% da sua renda mensal. Assim, você irá garantir que os seus débitos serão quitados e evitará o atraso nas suas demais contas — além de reservar uma quantia para lidar com possíveis imprevistos.

Além disso, você poderá se certificar que o seu empréstimo terá uma taxa de juros mais atrativa do que a porcentagem atual referente as suas dívidas.

 

Fique atento a possíveis golpes

 

Ao fazer uma solicitação de empréstimo, é preciso ficar de olho sobre possíveis condições com promessas incríveis. Por mais tentador que esse tipo de proposta possa ser dentro das suas condições financeiras atuais, é preciso ser muito cuidadoso para evitar ciladas.

Além disso, não divulgue seus dados para qualquer um. Com apenas alguns documentos, os fraudadores podem fazer uma solicitação em seu nome e desviar o empréstimo para a conta de um terceiro — deixando um prejuízo imensurável em seu nome.

Você também deve ficar de olho sobre possíveis instituições financeiras com credibilidade duvidosa que pedem um pagamento ou depósito antecipado para liberarem o empréstimo. Esse tipo de prática não é solicitada por empresas sérias e profissionais no mercado.

Pronto! Viu como é possível conciliar o empréstimo com o seu planejamento financeiro para organizar as suas dívidas e sair do vermelho? Lembre-se sempre de contar com uma instituição financeira de confiança para conseguir as melhores condições e evitar débitos pendentes no seu futuro.

Ficou interessado em fazer uma solicitação de empréstimo e regularizar a sua vida financeira? Faça já uma simulação conosco e receba uma resposta em menos de 10 minutos!

No