8 benefícios de investir em uma educação financeira

Poupança

 

Quando dizemos que alguém tem uma boa educação financeira queremos dizer que essa pessoa sabe administrar o seu dinheiro, manter a estabilidade do seu orçamento, fazer uso dos seus ganhos de forma consciente e ter como consequência de tudo isso, um bom equilíbrio financeiro.

Infelizmente, essa não é a realidade de boa parte da população brasileira, já que não são poucas as pessoas que vivem no aperto justamente por não saberem controlar suas finanças da melhor maneira. Esse cenário nos leva a refletir sobre a importância de investir na educação financeira, sobretudo quando há dificuldades em saber administrar os ganhos, algo muito presente na vida das pessoas.

Pensando nisso, preparamos esse artigo com 8 benefícios de investir em educação financeira para que você perceba o quanto essa iniciativa pode mudar os rumos das suas finanças. Acompanhe!

 

1. Ter mais qualidade de vida

 

De forma alguma poderíamos colocar como primeiro tópico outro que não se tratasse de qualidade de vida, já que esse é o principal motivo para uma pessoa investir em educação financeira.

Quando você aprende a usar o seu dinheiro tem como consequência uma vida muito mais tranquila, sem todas as preocupações que a falta de dinheiro provocam. O resultado disso é muito mais saúde emocional, mental e até física, já que as preocupações também refletem na saúde do nosso corpo.

Além do mais, você consegue ter sempre dinheiro disponível para aproveitar as coisas boas da vida, como lazer, descontração, viagens, descanso e muitos bons momentos com a família, além de deixá-la sempre em uma situação confortável. Tudo isso sem precisar se endividar e podendo desfrutar de cada momento da melhor forma.

 

2. Melhorar a qualidade do seu consumo

 

A educação financeira proporciona um consumo muito mais consciente e sadio. Isso significa que você não irá gastar o seu dinheiro com coisas desnecessárias, mas ao mesmo tempo, saberá usar sua renda prezando a qualidade e as boas experiências de compra que são elementos importantes para o nosso bem-estar.

É importante dizer isso porque quando falamos em educação financeira, o que vem à cabeça de muitas pessoas é alguém que segura demais o seu dinheiro e dispensa a qualidade de produtos e serviços. É comum também confundir disciplina financeira com sovinice, a característica dos popularmente chamados de “mão de vaca”.

Precisamos considerar que na verdade, uma pessoa que segue uma boa educação financeira não deixa de adquirir aquilo que precisa para seu bem-estar e nem despreza a qualidade sobre o que consome. Ocorre que essas pessoas sabem gastar seu dinheiro com sabedoria, investindo no que realmente importa através de um consumo racional e responsável.

 

3. Aprender sobre o valor do dinheiro

 

É fato que dinheiro não cai do céu e para que ele chegue até nós é preciso muito esforço, suor e trabalho. Por esse motivo, cada centavo que chega às nossas mãos precisa ser valorizado.

Quem gasta de forma desordenada é porque ainda não entendeu esses princípios, no entanto, se você for uma pessoa com um orçamento pautado em educação financeira, saberá o valor do seu dinheiro e que ele nunca será suficiente se não for bem aplicado.

Saiba que suas finanças alcançarão equilíbrio muito mais rapidamente se você der a devida importância ao seu dinheiro ao ponto de pensar mais de uma vez sempre que for usá-lo, seja para uma grande aquisição ou uma simples ida ao supermercado.

 

4. Planejar melhor o seu futuro

 

Pessoas que não têm educação financeira estão sujeitas a viver a dificuldade do presente e não conseguir planejar o futuro.

É muito difícil para alguém pensar nos dias que estão adiante se nem ao menos consegue controlar os atuais, não é mesmo? Mas esse definitivamente não é o caso de quem se educa financeiramente, já que essa condição leva a economia de dinheiro pensando no futuro.

Seguindo o caminho da educação financeira você pode planejar seus próximos passos para pensar em uma vida ainda mais tranquila no futuro e fazer planos em longo prazo. Tudo dentro da certeza de que a dificuldade financeira certamente será algo que não fará parte da sua realidade mesmo nos anos que se seguem.

 

5. Poder investir nos seus sonhos

 

Sabemos que o ser humano é feito de sonhos e um dos principais resultados da educação financeira é tornar esses sonhos realidade.

Já imaginou poder comprar aquela casa que você sempre quis, fazer a viagem que há anos tem desejado, investir nos estudos dos seus filhos ou fazer a viagem internacional que sempre almejou? Esses são alguns dos sonhos que você pode realizar somente se tiver sua vida financeira completamente organizada.

Há muitos indivíduos que não conseguem realizar sonhos que envolvam um pouco mais de dinheiro ou se o fazem, acabam adquirindo dívidas muito altas. Então o melhor é educar-se financeiramente para que seja possível fazer os sonhos se tornarem realidade sem adquirir dívidas que se tornem verdadeiros pesadelos.

 

6. Garantir uma reserva financeira

 

Existem muitas necessidades que exigem um montante considerável de dinheiro e muitas delas podem surgir de uma emergência. Diante disso, é importante não ter apenas a renda do mês para poder contar, mas garantir um valor a parte que pode ser utilizado sempre que for necessário.

Precisamos considerar que imprevistos acontecem, como por exemplo, um caso de doença na família, acidentes ou até mesmo uma viagem às pressas. Há ainda situações em que a necessidade do dinheiro é para emergências boas como uma gravidez que veio de surpresa ou uma oportunidade de emprego em outro estado ou até mesmo outro país.

Em todos os casos, é importante ter uma reserva de dinheiro proveniente de uma boa educação financeira para que você não se enrole e acabe tendo que contrair dívidas altas para conseguir dar conta de cumprir os compromissos financeiros que surgem de repente.

 

7. Fazer seu dinheiro render

 

Investir seu dinheiro e fazer com que ele se multiplique é outra vantagem de se dedicar à educação financeira. Somente pessoas com suas finanças em equilíbrio conseguem realizar aplicações que resultem em mais dinheiro na conta.

Imagine quanto o seu dinheiro pode render quando você consegue considerar um fundo de investimento ao invés de ver sua renda passando por você e indo embora a cada mês. Essa é simplesmente a oportunidade de aproveitar muito mais o esforço do seu trabalho e garantir mais tranquilidade para o seu futuro.

Além do que, um investimento pode começar de uma forma modesta e ir aumentando gradativamente. Quando você perceber já terá um montante suficiente para garantir um futuro muito mais estável, aquilo que popularmente chamamos de um bom "pé-de-meia".

 

8. Abrir o seu próprio negócio

 

Ter o próprio negócio é um dos grandes sonhos de muita gente e se esse for o seu caso, investir em educação financeira será uma excelente atitude. Dessa forma, você poderá contar com boas economias, mas, acima de tudo, saberá fazer o melhor uso do seu dinheiro no planejamento do seu empreendimento.

Quem não tem educação financeira, o máximo que costuma conseguir fazer é apenas idealizar e sonhar, mas dificilmente terá condições suficientes de colocar a mão na massa, já que abrir um negócio sempre exige investimentos no mínimo consideráveis.

Se você tem princípios financeiros bem alicerçados, pode juntar um dinheiro durante algum tempo ou até mesmo considerar uma alternativa de crédito, como um empréstimo, por exemplo, que possui juros mais baixos e pode ajudar você a dar os primeiros passos.

De uma forma ou de outra, seguindo os princípios da educação financeira você irá conseguir cumprir todos os seus compromissos financeiros e se organizar a fim de fazer o seu sonho de ser um empreendedor se tornar realidade.

Que tal ter acesso a excelentes oportunidades nesse sentido? Clique aqui e conheça as melhores opções de empréstimos para fazer seu projeto de abrir um negócio sair do papel.

 

Como ter educação financeira?

 

Agora que você entendeu a importância da educação financeira, deve estar se preocupando como torná-la possível na sua vida. Você pode encontrar materiais muito bons e gratuitos na internet, assim como pode ter acesso a cursos grátis ou com valores simbólicos que ensinam a você os caminhos para saber usar o seu dinheiro da melhor forma.

Aqui em nosso blog você também encontra artigos bastante completos com dicas sobre controle financeiro e saúde financeira, além das melhores formas de aplicar o seu dinheiro. No final das contas, o mais importante mesmo é ter responsabilidade quanto a sua renda e seus gastos e adquirir o hábito de usar o seu dinheiro de forma consciente e responsável, sem se esquecer que sua condição financeira depende quase que em sua totalidade de você.

Evite gastos desnecessários e tenha o controle do seu orçamento em suas mãos para saber exatamente o que a sua realidade financeira permite. Dessa forma, você não irá ultrapassar suas possibilidades e terá muito mais equilíbrio financeiro, além de conseguir fugir sempre das dívidas que podem prejudicar as suas finanças.

Gostou das dicas? Então navegue pelo nosso blog e tenha acesso a muitos outros conteúdos sobre saúde financeira, oportunidades, economia e muito mais.

No