6 dicas para não cair em golpes na hora de pedir um empréstimo

Contrato em mãos

 

Na hora de pedir um empréstimo é importante ficar atento para não cair em golpes. Conhecer algumas dicas pode salvar você de cair em situações fraudulentas e acabar no prejuízo.

Por isso, neste artigo você vai ver 6 dicas para não cair em golpes de empréstimos falsos e ter maior segurança na hora de solicitar crédito. Confira!

 

Golpes de empréstimos falsos

 

Não é incomum pessoas relatarem que estavam precisando de dinheiro e acabaram caindo em golpes de empréstimos falsos. Esse tipo de golpe é cada vez mais comum, mas com algumas orientações você pode ficar mais atento e protegido contra esse tipo de situação.

Para conseguir identificar um golpe e evitar cair nele, algumas questões devem ser analisadas e observadas sempre que você vai solicitar um empréstimo. Somente assim, se evita situações enganosas.

Além disso, sempre tenha em mente que em qualquer momento que você não sentir segurança, espere e confira as informações antes de prosseguir com a solicitação do empréstimo. Essa é a forma mais segura de evitar cair em golpes e as dicas que você vai conhecer hoje vão ajudar muito nesse momento.

Veja logo abaixo as principais dicas, de acordo com o Serasa, para pedir dinheiro em segurança:

 

6 dicas para fugir dos golpes ao buscar um empréstimo

 

 

1. Desconfie de ofertas milagrosas

 

Uma das principais dicas para você evitar cair em golpes de empréstimo é desconfiar de ofertas milagrosas. Em geral, empréstimos feitos por empresas de verdade possuem juros e taxas, fazendo com que você pague um pouco a mais do que o valor que retirou.

Esse é o mecanismo de qualquer tipo de empréstimo, pois é dessa forma que as financeiras conseguem oferecer crédito, girando com o capital e o lucro obtido através de juros legais. Portanto, se você está diante de um empréstimo sem juros e com parcelas a perder de vista, é um sinal de alerta.

 

2. Verifique a reputação da empresa

 

Outra dica importante é verificar a reputação que a empresa que está oferecendo o empréstimo tem no mercado. Procure saber se a empresa atende as normas que o Banco Central possui para o oferecimento de empréstimos e encontre informações sobre ela na internet.

Sites como o Reclame Aqui são locais onde consumidores fazem avaliações sobre empresas com que tiveram contato. Através disso, você consegue verificar se a empresa é de confiança ou se é apenas um local que quer aplicar golpes.

 

3. Não pague nada antecipadamente

 

Quando você vai pedir um empréstimo em uma empresa de confiança, você não precisa depositar ou pagar um valor como adiantamento. Isso é característico de golpe, portanto, fique atento e não caia nesse tipo de situação.

Se qualquer valor for solicitado como adiantamento, não pague e constate se quem está oferecendo o empréstimo é realmente uma empresa de confiança.

 

4. Não passe dados a desconhecidos

 

Outra dica essencial é não passar documentos e dados pessoais a pessoas que você não conhece e não tem como conferir a procedência. Empresas de confiança possuem CNPJ, sites bem estruturados e você consegue verificar a existência e a credibilidade da empresa.

 

5. Pagamento em conta de pessoa física

 

Além do que já foi mencionado, pagar parcelas de empréstimos em contas em nome de pessoais físicas também é sinal de golpe. Empresas de empréstimos de confiança não recebem as parcelas dessa forma, possuem sistema diferenciado de recebimento, como débito em conta, desconto em folha, boleto ou outra forma formal de pagamento, sempre em nome da empresa.

 

6. Verifique o endereço

 

Analisar o endereço da empresa também é crucial. Com isso, você consegue verificar se a empresa funciona mesmo no local onde diz, e se não bater a informação, não confie. Isso é um dos sinais mais claros de que algo está errado e que você pode estar prestes a cair em um golpe.

 

 

Empréstimos de confiança

 

Levando em consideração as dicas trazidas nesse artigo você aumenta muito suas chances de realizar um empréstimo com segurança e com empresas que tenham credibilidade no mercado.

Isso porque, empresas sérias são muito transparentes desde o primeiro contato, informando tudo o que você precisa saber, como taxas de juros, prazo de pagamento e limite de crédito disponível.

Além disso, atualmente uma das formas mais práticas e rápidas de pedir empréstimos é online, sem precisar enfrentar filas e passar por burocracias. Mas para isso você precisa sempre levar em conta as dicas de segurança apresentadas nesse artigo, pois a internet é um dos locais mais propícios para golpes.

Mesmo para empréstimos feitos totalmente online, você deve esperar alta segurança na transação, pois empresas sérias, como a Ferratum, atuam de forma transparente para que você possa verificar todas as informações, checar endereço, verificar normas e conferir que tudo está em ordem.

Dessa forma, você consegue pedir seu dinheiro de forma segura e prática, sem riscos de cair em golpes e acabar tendo prejuízos em um momento em que você mais precisa de dinheiro.

Inclusive, o fato de estar precisando de dinheiro é algo que pode deixar as pessoas vulneráveis de algum modo. Por isso é tão essencial conferir a reputação da empresa e a transparência no processo de solicitação de empréstimo, pois é aí onde muitas pessoas acabam caindo em golpes.

Por estarem precisando de crédito, muitas vezes as pessoas não conferem informações básicas. Mas, para evitar isso, você deve estar sempre alerta e procurar saber o máximo de informações possível sobre a empresa que está ofertando o empréstimo.

Se não encontrar informações suficientes, não realize a transação para não correr o risco de entrar em um golpe de empréstimo falso.

Como dito acima, empresas de confiança sempre se preocupam em deixar você a par de tudo, com informações completas, transparentes e com contato sempre que você necessitar para esclarecer qualquer tipo de dúvida.

Dessa forma, observe as dicas de como evitar cair em golpes na hora de pedir empréstimo e consiga crédito seguro e vantajoso para solucionar seus problemas, sem acabar caindo em outros ainda maiores.

Acesse agora mesmo nosso site e encontre o empréstimo que você precisa, com rapidez e sem burocracia!