Por que e como devo fazer os cálculos do meu empréstimo

Cálculo de empréstimo

Fazer um empréstimo certamente requer uma boa dose de ponderação. O planejamento é importante para você se antecipar e entender até aonde vai a sua capacidade financeira antes de pedir o empréstimo. Escolher uma empresa séria faz parte desse planejamento, principalmente quando se trata de cálculos prévios ao fechamento do contrato para você não ser pego de surpresa com aqueles custos extras, como taxas "mascaradas" no contrato. Se você está pensando em tomar o seu primeiro empréstimo, clique aqui e veja esse outro post do nosso blog.

Calcular as parcelas do empréstimo visando antecipá-las, é sempre uma saída inteligente, assim podendo equilibrar melhor os seus rendimentos mensais. Veja como.

Por que calcular as parcelas de empréstimo?

Por mais que os especialistas digam que não se deve reservar mais de um terço do rendimento mensal para o pagamento de dívidas, nem sempre a parcela do empréstimo permite ficar dentro desse limite que seria mais confortável ao consumidor.

Contando as taxas de juros, o Custo Efetivo Total - CET e até mesmo uma possível multa em caso de atraso, a parcela pode ficar bem acima do inicialmente pensado pelo contratante.

Faça todos os cálculos, veja sempre o Custo Efetivo Total -CET para não ser pego de surpresa por taxas extras e dê preferência para empresas transparentes.

 

Como ter desconto nas parcelas?

Quando você toma dinheiro emprestado com uma instituição financeira, você acaba pagando a taxa de juros mensalmente nas suas parcelas, porém se você amortizar a dívida, ou seja, adiantar os valores das parcelas, você o abatimento dos juros nas parcelas posteriores, o que pode diminuir significativamente os valores

Via de regra, os juros são calculados com base na taxa Selic que é a taxa básica de juros definida pelo Banco Central. Como ela pode mudar mês a mês, podendo abaixar ou aumentar, não faz muito sentido o pagamento de uma mesma taxa de juros com base em um valor que não existe mais, apesar de ser calculada uma média projetadas da Selic para o período de desembolso das parcelas.

Portanto, a dica é a seguinte: para ter desconto nas parcelas, o ideal é antecipar algumas parcelas, especialmente quando a Selic estiver em alta, pois o desconto pode ser ainda maior!

Antecipe! Assim você pode ter alguns meses de maior tranquilidade.

 

Como antecipar o pagamento de parcelas?

Primeiro passo é entrar em contato com a instituição financeira. A Ferratum Brasil por exemplo conta com uma equipe altamente qualificada que atende das 9h às 18h de segunda a sexta pelo 0800 591 5055 ou pelo atendimento@ferratum.com.br , eles estão preparados para atender você em qualquer situação, inclusive na antecipação das suas parcelas.

Todas as instituições financeiras, seja qual for o tipo de empréstimo, são obrigadas a receberem a antecipação de pagamento e a darem desconto nos juros das próximas parcelas. Fale com os especialistas da Ferratum Brasil.

O pagamento antecipado das parcelas de um empréstimo pode ser sim bem vantajoso. Muitas vezes, ao recebermos um dinheiro extra, corre-se o risco de gastá-lo com compras desnecessárias. O mais seguro, sob a ponto de vista financeiro,  sempre será a liquidação dos seus débitos anteriores!

Busque instituições financeiras que apresentam as informações de forma clara e transparente e fuja das taxas escondidas. Amortize sua dívida, abata parcelas, assim é possível ter alguns meses de mais tranquilidade com o "alívio financeiro" propiciado pela redução das parcelas.

No

Seu orçamento apertou? Fale com a Ferratum Brasil.