Ano sabático. Tenha um tempo para você recomeçar.

Ano sabatico

 

2018 passou rápido e agora é hora de dar boas vindas para 2019!

Começamos o ano e você já se perguntou o que espera dele? Você tem altas expectativas ou está indiferente sobre ele? Está ansioso com os desafios que virão ou apenas deixando “a vida te levar”?

Após refletir um pouco, você pode descobrir que você se enquadra no mesmo perfil de milhares de pessoas que a cada ano precisam de um ano sabático, em outras palavras, um ano para se reencontrar e poder fazer coisas que sempre quis fazer.


O que é o ano sabático?

Hoje em dia é cada vez mais comum os funcionários que trabalham por muito tempo na mesma empresa pedirem ao seu chefe um tempo maior que suas férias, seja para viajar, estudar ou simplesmente “desligar” da rotina que levou durante anos e no final ter a oportunidade de voltar aos seus empregos. Em alguns casos extremos há pessoas que pedem demissão para tentar uma nova vida.

Nos EUA e no Reino Unido, esse período de licença é conhecido como período sabático. Na Austrália e na Nova Zelândia, os funcionários têm direito a licenças de longa duração (LSL), quando lhes é oferecido um período prolongado de férias, se trabalharem com o mesmo empregador por dez anos. 

Infelizmente aqui no Brasil, quem tem carteira assinada (CLT) tem direito as férias remuneradas de no máximo 30 dias, porém não pode ser prolongadas, mas cada caso é um caso, dependendo da situação, você pode conversar com seu empregador para ceder um tempo a mais do que o normal.


Por que esse tempo as vezes pode ser necessário

As razões para tirar um tempo para você e sua duração variam de pessoa para pessoa. Em geral, a maioria das pessoas escolhem entre dois e doze meses de folga para estudar, ampliar seus horizontes, fazer trabalho voluntário ou simplesmente conhecer o mundo.


Sabendo o Porquê

O primeiro passo é saber exatamente o que você quer no ano sabático e por quê. Qual é o objetivo de aproveitar este período? O que espera experimentar ou aprender? É uma chance de ver o mundo e experimentar novas culturas, estudar ou de ir atrás do seu sonho.

É recomendável que você comece a planejar e guarder dinheiro pelo menos dois anos antes da data em que deseja iniciar seu ano sabático. Então, depois de decidir o que você quer fazer durante o intervalo, a próxima coisa a fazer é calcular quanto você precisará de dinheiro.


Sabendo o quanto vai custar

O custo de ano sabático depende de vários fatores, incluindo, é claro, se você estará recebendo enquanto estiver fora ou não.

Quais são as suas despesas de vida durante este período? Quanto dinheiro você precisa para 2 meses, 6 meses ou 12 meses? Quanto dinheiro você pode economizar do seu salário todo mês até a data da viagem? Quais despesas você pode cortar? 

Para onde você vai viajar? Onde você vai ficar? Quanto custará a acomodação? Você vai ficar em um país ou várias cidades? É possível alugar sua casa ou apartamento para complementar sua renda enquanto você estiver no exterior? 

O importante é que o dinheiro não atrapalhem seus objetivos. Para isso temos a solução.


Quebra de rotina

Durante seu período de licença, independentemente de você ficar em casa ou viajar para o exterior, você passará por uma mudança em sua rotina, o que pode desencadear um efeito que você terá que aprender e conviver. 

Por exemplo, a interrupção em sua rotina de trabalho pode fazer com que você durma em horários diferentes, você pode encontrar aquele amigo que normalmente você não conseguiria ver se estivesse trabalhando, etc…

Se você viajar para o exterior, em uma nova cidade, um novo país, fará você experimentar novas rotinas, o importante é você estar aberto a novas possibilidades.


Estar aberto a possibilidades

Muitas pessoas que passaram por um longo ano sabático dizem que é importante ter um plano, mas também ser flexível e aberto à espontaneidade.

A flexibilidade permite que você esteja aberto a novos caminhos que podem inspirar uma mudança de direção.  Por exemplo, no exterior, você pode descobrir um novo interesse ou conhecer pessoas ao longo do caminho, o que pode levar a uma mudança na sua localização atual.

Na verdade, é comum ouvir histórias de pessoas que retornaram de seu período de ano sabático apenas para descobrir que o caminho antigo não se encaixa mais, e gostariam de seguir uma nova carreira e um novo estilo de vida.  Esteja aberto e, acima de tudo, deixe sua bússola interna guiá-lo para onde ir e o que fazer a seguir. E lembre-se, você pode fazer isso.

No

 


Seu orçamento está apertado e precisa de um empréstimo rápido, seguro e sem burocracia?