Para Que Serve o Score de Crédito?

Como funciona o score de crédito

Ter uma boa relação com as instituições financeiras resulta em alguns benefícios em linhas de créditos para o consumidor. Quem não quer ter “crédito na praça”? Trocando em miúdos: significa separar os bons dos maus pagadores!

A principal forma de se fazer isso é através do Score de Crédito. Essa análise permite uma melhor "filtragem" dos clientes para os quais as empresas de crédito concederão os seus serviços. No fundo, o que está em jogo é a probabilidade de calote que sempre é ruim para ambas as partes e prejudica a economia como um todo.

Acompanhe aqui para saber como ter um bom score! Não é tão difícil assim...

 

O que é score de crédito?

O score de crédito é simplesmente uma "pontuação" atribuída ao consumidor pelas instituições financeiras. Antes de ser beneficiado com um financiamento, cartão de crédito ou qualquer outra modalidade de empréstimo, os bancos, lojas e financeiras fazem uma checagem do perfil de risco do cliente. Olha-se, por exemplo, se ele tem ou já teve seu nome listado pelo SPC, se paga as contas em dia, se pega empréstimo com frequência, etc.

Em suma, esta pontuação indica o nível de confiança que esse consumidor transmite sobre a capacidade para pagar suas dívidas em dia. Quanto mais alto o score, isto significa que ele honra com os seus compromissos e tem uma boa saúde financeira.

 

Como saber o meu score?

O score pode ser visto pelo consumidor no ato de algum financiamento ou abertura de crediário em lojas. Também é possível consultar a pontuação gratuitamente pelo site do SERASA, com um cadastro bem simples e rápido. A pontuação vai de 0 a 1.000, sendo que quanto maior, mais fácil será conseguir linhas de crédito em instituições financeiras.

Mesmo pessoas que nunca ficaram "negativadas", podem ter um baixo score por constantemente atrasarem suas faturas. E isso faz toda diferença na hora de fazer algum financiamento de maior prazo para compra, por exemplo, de automóveis ou imóveis. A lógica é bem simples: quanto menor a sua pontuação, maior a chance de conseguir um empréstimo com juros mais baixos.

 

Manter um bom score de crédito não depende somente do quanto você compra, mas sobretudo se você paga, ou melhor, como paga suas contas...

 

Como aumentar o score de crédito?

Apesar de muitas empresas financeiras levarem mais em conta o histórico do negativado, o score de crédito ainda é considerado a melhor ferramenta de análise para conceder créditos maiores ao consumidor.

Note que o consumidor também pode proativamente reverter a situação e aumentar a pontuação do seu score. Veja a seguir algumas dicas.

  • Evite o acúmulo de dívidas;
  • Não faça muitos parcelamentos ao mesmo tempo;
  • Negocie as pendências de valores maiores;
  • Procure pagar em dia as parcelas (e, claro, evitar os juros!);
  • Mantenha seus dados cadastrais no SERASA atualizados;
  • Não deixe de usar seu cartão de crédito, mas sem estorar seu limite.

Ah! E não se esqueça de fazer o seu cadastro positivo! É preciso autorizar o rastreamento dos seus dados...

Vimos, portanto, que manter um bom score de crédito não depende somente do quanto você compra, mas sobretudo se você paga, ou melhor, como paga suas contas... Faça sempre "compras seguras", ou seja, aquelas que você sabe que poderá pagar sem comprometer a maior parte do seu orçamento mensal.

Seguindo à risca nossas dicas, você notará pelas consultas online que sua média vai ficar acima do padrão para sua faixa etária. E o melhor disso tudo: você terá acesso a limites de crédito maiores e empréstimos com taxa de juros menores!

No