5 Dicas Para Solicitar o Seu Primeiro Empréstimo Pessoal

Pedindo seu primeiro empréstimo pessoal

O empréstimo pessoal é uma modalidade de crédito muito procurada pelos brasileiros por ter taxa de juros menores comparada com o cheque especial e o crédito rotativo. Esse tipo de empréstimo também pode ser utilizado para o fim que a pessoa desejar, ou seja, menos burocrático que os outros tipos no mercado.

Entretanto, há algumas dicas que você deve seguir para não ter uma experiência negativa com o empréstimo pessoal. Por isso, trouxemos 5 dicas para quem quiser solicitar o seu primeiro empréstimo sem se endividar. Vejamos:

 

1. Analise a sua necessidade de solicitar um crédito

Antes de solicitar um empréstimo, é recomendável que você determine o motivo pelo qual precisa do dinheiro. Por exemplo, o empréstimo pode ser usado para pagar uma viagem em família, ou para fazer uma obra em casa. A partir disso, você deve analisar qual a necessidade do dinheiro para você em comparação com a dívida que vai contrair.

Os empréstimos podem ser uma ótima solicitação em casos de emergências e dívidas com altas taxas de juros, mas também podem ser negativos para a sua vida financeira. Por isso, verifique se fazer um empréstimo é a única ou melhor opção disponível para você.

 

2. Tome cuidado com golpes de internet

Hoje em dia, a internet traz inúmeras facilidades para os seus usuários, seja pela praticidade de conversar com os amigos distantes até a realização de pagamentos através da internet banking. Essa praticidade da internet tornou possível até mesmo a solicitação de empréstimos sem sair de casa. Infelizmente, pessoas mal-intencionadas podem utilizar essa facilidade para fraudes.

O usuário deve tomar cuidado com ofertas de empréstimos na internet de empresas desconhecidas ou fora das plataformas oficiais. Uma característica comum desse tipo de golpe é a exigência de pagamento prévio à liberação de crédito. Essa é uma prática ilegal, e empresas confiáveis como a Ferratum não exigem para o seu cliente.

 

3. Faça um planejamento do seu orçamento

Muitas pessoas focam apenas no valor que vão receber pelo empréstimo, e desconsideram o valor que deverá ser pago durante o contrato. Fazer uma simulação de empréstimo na plataforma e observar a taxa de juros cobrada, é primordial para que você não seja pego desprevenido.

Dessa forma, o indivíduo deve fazer um planejamento do seu orçamento, para que possa quitar a dívida mantendo a sua qualidade de vida. É necessário ter em mente a sua renda mensal, as suas despesas fixas, e os seus investimentos. O planejamento financeiro deve ser uma etapa prévia ao contrato de empréstimo para evitar que a dívida se torne uma bola de neve.

 

Cinco dicas para solicitar um empréstimo pessoal

 

4. Leia com atenção as condições do empréstimo

Normalmente, as plataformas de empréstimo online permitem que o usuário faça uma simulação do empréstimo sem compromisso. Caso, o usuário se interesse em solicitar o empréstimo, é feito o seu cadastro e sua análise de crédito. Após essa operação, o indivíduo terá acesso as condições do contrato de empréstimo para ele.

Dependendo do risco envolvido para emprestar o empréstimo, a taxa de juros mensal pode diminuir ou aumentar para determinada pessoa. Além disso, a operação de crédito cobra outras tarifas, como impostos, seguro, taxa de cadastro. Antes de assinar o contrato, você deve analisar o CET (Custo Efetivo Total) para não se surpreender com os valores cobrados durante o contrato.

 

5. Não atrase o pagamento das parcelas do crédito

Como mencionamos acima, o contratante do empréstimo deve ter ciência total das condições do empréstimo, inclusive das condições de pagamento. Preferencialmente, o pagamento da parcela deve ser feito com antecedência de alguns dias, pois imprevistos podem acontecer. Além disso, o pagamento fora do prazo implica na cobrança de taxa de juros.

O empréstimo solicitado pode ser ainda mais caro para o seu bolso se as parcelas não forem pagas até o seu vencimento. Sem contar que, a falta de pagamento da dívida do empréstimo, pode trazer consequências mais graves, como a inclusão do seu nome na lista de negativos do SPC/Serasa.

 

Texto escrito por Mariana, Financer Brasil

Financer é o maior site de comparação de empréstimos no mundo

No