qual tipo de consumidor você é?

Há alguns meses, escrevemos um artigo em que explicamos a importância de entender como você e sua família se relacionam com o dinheiro e o papel que ele desempenha em sua casa.

Um estudo recente feita pela BBC no Reino Unido (artigo em inglês) mostrou que a forma como as pessoas enxergam o dinheiro afetava muito seus hábitos de consumo. Por exemplo, quando as pessoas veem o dinheiro como uma fonte de segurança, isso pode reduzir o risco de problemas financeiros. Por outro lado, se as pessoas consideram o dinheiro como meio de poder ou status, isso pode aumentar o risco de problemas financeiros.

O estudo também concluiu que existem quatro categorias distintas de como as pessoas olham para o dinheiro. Algumas pessoas se preocupam constantemente com quanto dinheiro gastam, outras compram coisas para se sentirem melhor, enquanto outras negam seus hábitos de consumo.

 

4 maneiras de ver o dinheiro

Vejamos as quatro maneiras pelas quais as pessoas olham para o dinheiro de acordo com o estudo acima mencionado:

Consumidores de status veem o dinheiro como um símbolo de status, uma ferramenta para influenciar ou impressionar os outros.

Poupadores veem o dinheiro como uma fonte de segurança. Estas pessoas ficam mais confortáveis ​​economizando dinheiro, mesmo que não estejam economizando para nada em particular.

Independentes são hedonistas, vivendo apenas para o presente sem qualquer pensamento sobre segurança financeira.

Indulgentes gostam de gastar dinheiro com os outros como uma maneira de demonstrar afeição e apreço.

 

existem varios tipos de consumidores

Comportamentos de consumo

Agora que exploramos as quatro formas pelas quais as pessoas veem dinheiro, vamos ver os diferentes tipos de comportamento quando se trata de compras:

Compradores fanáticos fazem compras com frequência. Muitas vezes, esses tipos de compradores “acidentalmente” compram muito mais do que pretendiam originalmente. Por exemplo, eles podem entrar em uma loja para comprar um par de sapatos, mas acabam comprando vários itens adicionais.

Econômicos farão de tudo para economizar dinheiro. Para economizar dinheiro, esses tipos de compradores podem gastar horas comparando os preços na loja ou on-line para garantir o melhor preço. Além disso, eles podem dirigir pela cidade para economizar alguns centavos em um item, apesar de que demorou muito mais tempo.

Escapistas acreditam em terapia de varejo, criando uma distração do seu trabalho ou vida pessoal através de gastar dinheiro.

Compradores relutantes estão apreensivos quanto a gastar dinheiro e adiam a compra até o último minuto. Por exemplo, esse tipo de pessoa pode atrasar a compra de uma passagem aérea até o último minuto ou, caso esteja precisando de sapatos novos, esperará até que seu par atual esteja completamente desgastado antes de comprar um novo par.

Compradores de autoestima fazem compras como uma maneira de aumentar sua autoconfiança, muitas vezes comprando roupas ou itens caros na tentativa de se sentirem melhor.

 

E você? Qualquer que seja o seu tipo, é bom estar ciente dos seus comportamentos de gastos e da maneira como você vê dinheiro. 

Se você fala inglês, faça você mesmo o teste aqui! Os resultados são muito interessantes.

Yes