Como virar um DJ

Na Ferratum, queremos ajudar a inspirar as pessoas a correr atrás dos seus sonhos e serem corajosos suficiente para fazer as coisas que mais importam para elas.

Nossos paixões e sonhos são os que nos guiam, inspiram e dão sentido para nossas vidas. Mas alcançaremos estes desejos apenas com perseverança, dedicação e determinação.

Algumas pessoas se inspiram com música, que é uma plataforma que toca muita gente. Tem o poder de mexer com as emoções dos outros. Se torna a trilha sonora das nossas vidas e, às vezes, nos transporta para fora da nossa vida e mundo temporariamente.

Então não é à toa que muitas pessoas sonham em virar um DJ. Transmitir estas emoções para outros é uma experiência incrível. Mas como faço para começar? Bem, quando você vai atrás dos seus sonhos, o maior desafio é justamente este - começar. Muita gente não sabe onde iniciar e ter um guia ou mapa ajuda bastante.

Criamos uma lista de seis passos para ser um DJ:

1. Ouça!

O primeiro passo mais importante é ouvir música ativamente. Ouça sets, mixes e faixas de outros DJs no Soundcloud, YouTube ou Mixcloud por exemplo.

Vá para shows ou baladas e ouça os outros DJs. Sinta a música e tenta entender como eles montam seus sets. Tenta entender a dinâmica. Como inicia um set, quando ele deveria terminar, e o que acontece no meio?

Neste processo todo, você vai começar desenvolver um ouvido para qual música você gosta e um estilo próprio. Dentro dos gêneros House, Electro, Dancehall, Trap, Tecnho, Pop, você vai ver o que é mais interessante para você. Você curte mais batidas "four-to-the-floor" com grandes "drops", ou você prefere ritmos mais complexos como hypnotic?

Sabendo o que você gosta mais vai ajudar você definir seu estilo e focar na sua distinção própria.

2. Compra equipamento e software

O próximo passo é comprar todo o hardware e software necessário para brincar. Ableton, Traktor e Serato DJ são programas populares, cada um com uma vantagem própria.

Além de software, você vai precisar equipamento para mixar. Você pode iniciar com uma montagem mais complexa depois, mas deveria pelo menos começar com algo básico para praticar. Duas ótimas opções são o DJM-850 da Pioneer ou DN-X1600 da Denon.

Com seu kit de DJ montado, chegou a hora de explorar e brincar. Você pode aprender muito apenas mexendo com batidas básicas. Brinca bastante com as opções e botões para ver como funciona tudo. E depois assista uns tutoriais no YouTube para a versão do software que você comprou.

3. Inscreva-se num curso

Brincar com o software, ouvir outros DJs e assistir tutoriais online é essencial para iniciar. Mas depois vai chegar um ponto que você vai querer saber como fazer as coisas mais complexas.

Para subir de nível, seria bom se inscrever num curso profissional. Tem muitos tipos de cursos, inclusive alguns bem específicos para versões de software ou proficiência em mixagem, beatmatching, produção (se você deseja produzir sua própria música), atuação ao vivo, e até para a parte técnica de montagem.

Tem cursos na maioria das grandes cidades, inclusive em escolas de música e faculdades. Na ausência de opções na sua cidade, tem diversas opções online também.

4. Grava um mix

Assim que você se sentir confortável tanto com o software como o hardware (equipamento), e você já tem um pouco de experiência, chegou a hora de gravar um mix próprio.

A ideia é criar uma viagem para o ouvinte, iniciando em um lugar e depois levando ele para outro lugar durante o mix. Se você ouvir mixes de outros DJs, você já vai ter uma ideia de como montar este set.

Utilize software como Logic ou Ableton para capturar seu mix e depois compartilha no Facebook, Soundcloud ou Mixcloud.

Este mix pode acabar virando seu "demo" para mostrar suas habilidades para promotores, organizadores de eventos e baladas.

5. Entra em campo

O próximo passo é fazer um set como DJ. Afinal das contas, este era o objetivo, né? A melhor forma de iniciar é em festas pequenas de amigos como aniversários por exemplo. Basicamente, qualquer oportunidade de tocar na frente dos outros seria ótimo.

Vai para as baladas e shows para você conhecer a comunidade de outros DJs. Isto é um dos passos mais importantes: Se envolver na comunidade.

Outra abordagem comum é entrar em contato com os bares e baladas diretamente. Ofereça tocar num dia mais calmo durante a semana. Se eles gostam do seu trabalho, vão te chamar para outros dias mais movimentados que pagam cachês maiores.

Mandar seu mix para os promotores é importante, mas ter experiência real é altamente recomendado.

6. Consistência e paciência

Entre suas gravações, aperfeiçoamentos, atuações ao vivo, você já virou um DJ! Agora só falta consistência.

Cria metas. Por exemplo, coloca uma meta de tocar numa festa específica ao lado de outros DJs respeitados até uma data. Ou outra meta seria tocar pelo menos 3 shows dentro de 6 semanas.

Crie um nome dentro da comunidade de DJs, promotores, donos de bares e baladas e continua construindo seu currículo. E tenha muita paciência. Continua tocando, se desenvolvendo e brincando. Não perca o espirito de inovador.

Ser um DJ

Começa hoje

Quando você vai correr atrás dos sonhos, tem que tomar atitude e fazer. Se não agora, quando?

Enquanto o maior problema da maioria das pessoas é iniciativa, o segundo maior problema é dinheiro. Por isso na Ferratum a gente criou empréstimos de curto prazo que são flexíveis, fáceis de pedir e que cai na conta rápido.

Se for para comprar o equipamento, pagar a licença do Software ou para fazer um curso, a Ferratum está aqui para ajudar.

Você pode pedir seu empréstimo online através do nosso site. O processo é rápido e a resposta da aprovação sai na hora.

Assim que você for aprovado, o dinheiro cai na sua conta em até 24 horas (exceto finais de semana e feriados).

Yes