Sempre tem saída

Tem poucas coisas mais estressantes que estar endividado, pagar suas contas, e receber ligações de agências de cobrança. Tal vez você não saiba sair da dívida. Mas não se preocupe, você não está sozinho. Felizmente, existem profissionais que podem te mostrar formas práticas de quitar suas dívidas.

Primeiramente, tem horas que ficar endividado é inevitável. Você precisou comprar uma casa, um carro, pagar contas médicas, matrícula da escola dos filhos, por exemplo. Se você não tinha o dinheiro todo na hora, então pedir um empréstimo era a decisão certa.

Porém, tem situações que pedimos mais que conseguimos devolver. E é nessas horas que nos encontramos com problemas. Mas não precisa entrar em pânico. Sempre tem uma solução para quitar as dívidas.

Segue algumas dicas práticas de como lidar com dívidas:

Reavaliar suas Finanças

Reavalie suas finanças. Sempre inicia um novo ano olhando seus erros e acertos financeiros do último ano. O que você pode aprender disso? O que você fez bem? O que pode melhorar? Desenhe um orçamento para o próximo ano usando as experiências que você passou e use isso como guia para o ano seguinte.

Planeja Bem e Faças Compras Inteligentes

Faça uma lista de coisas que você precisa comprar antes de ir para o mercado. Saber o que precisa antes de ir e comprar somente aquelas coisas permite você ficar dentro do seu orçamento. Tente comprar em massa; se junta com amigos ou família para comprar quantidades maiores cujo preço é mais baixo e dividir estas compras.

Se você costuma exagerar nas compras de Natal e final de ano, é importante que você se antecipe e se prepare. Considere comprar aos poucos ao longo do ano e evita comprar coisas de última hora quando tudo fica mais caro. O dinheiro que sobra do décimo terceiro salário pode ser usado para quitar suas dívidas anteriores.

Faça Algum Trabalho Extra e Venda o que Você Não Precisa

Uma das melhores formas de se livrar da dívida é fazendo algum trabalho adicional temporário. O dinheiro ajuda pagar suas contas e as vezes você até acaba economizando dinheiro de passeios, jantares, saídas para bar e outras coisas que costuma gastar no seu tempo livre. É um pequeno sacrifício e é apenas temporário.

Outra forma boa de ganhar um dinheiro extra é vendendo as coisas que não usa ou não precisa mais. Venda na internet ou para amigos e usa este dinheiro para pagar as parcelas da sua dívida.

Considere Conversar com um Expert

Se você perceber que fazer contas e orçamentos não está no seu DNA, então tal vez procurar ajuda seria uma boa opção. Um expert não precisa ser um profissional como um contador que vai te cobrar pelos serviços prestados. Pode ser um amigo que tem bom senso com dinheiro com mais experiência financeira e que pode compartilhar suas experiências e dicas com você.

 

Você tem alguma dica que quer compartilhar com sua comunidade? Então curta esta página se achou útil. Compartilha com quem você acha que pode disfrutar dele. Mais histórias inspiradoras e dicas úteis em nosso blog!

Yes