5 Perguntas Antes de Pedir um Empréstimo

perguntas para se perguntar antes de pedir um empréstimo

Se você está pensando em pedir um empréstimo, não deveria ficar envergonhado. Na verdade, se você considerar financiamento de carros, cartões de crédito, hipotecas, empréstimos estudantis, quase todos usam alguma forma de crédito.

Então, se você está mesmo decidido em tomar um empréstimo, a coisa mais importante é que você toma uma decisão com maiores informações possíveis.

Primeiramente, veja se está pedindo um empréstimo pelos motivos certos. Segundo, é importantíssimo que você veja todas as opções antes de pedir.

Antes de solicitar o empréstimo, tem cinco coisas que você deve se perguntar:

1. Quanto preciso de verdade?

Antes de pedir o empréstimo, pergunta a se mesmo quanto você realmente precisa. Se o motivo do empréstimo é para comprar um item, por exemplo, é possível poupar metade do valor e desta forma reduzir a quantidade que precisa pedir emprestado?

Ou tal vez o empréstimo é para algo mais urgente que não te dá a opção de esperar para poupar.

De qualquer forma, sempre olha quanto tem no seu orçamento e faça os ajustes necessários. Quando seu orçamento mensal está atualizado, você pode ver com facilidade quanto pode deixar de lado para pagar as futuras parcelas do seu empréstimo.

faça seu orçamento mensal

2. Você tem suficiente renda mensal para pagar as parcelas do empréstimo?

A primeira coisa que você deveria prestar atenção durante o pedido de empréstimo é o valor da parcela mensal. Tem que lembrar que o valor que você pediu vai ter juros acumulados. E dependendo do tipo de empréstimo, vai ter acumulo de juros diariamente, semanalmente ou mensalmente.

Com seu orçamento em mãos, veja se seu salário mensal permite pagar a parcela mínima cada mês.

Se você não tem suficiente dinheiro sobrando todo mês para pagar a parcela mínima, melhor não pedir o empréstimo.

3. Em quanto tempo vou pagar o empréstimo?

O prazo de pagamento do empréstimo depende muito no tipo de empréstimo que você pedir. Pode ser semanas, ou pode ser meses ou até mesmo anos.

Uma coisa que você tem que sempre procurar é a opção de pagar antecipado sem multas. Ferratum, por exemplo, permite pagamento antecipado sem nenhuma taxa adicional. Isto permite você controlar seu orçamento de forma mais eficiente. Se entrar um dinheiro inesperado ou se gastou menos no seu orçamento mensal, você pode quitar sua dívida sem ser punido.

Sempre procura usar instituições financeiras que permitem pagamento antecipado sem multas ou taxas adicionais.

4. Como vou gerenciar minhas outras dívidas?

Se você já tem dívidas como de cartão de crédito ou outros empréstimos, pedir mais um empréstimo vai resultar em você ficar mais endividado.

Antes de pedir um empréstimo de curto prazo, assegura-se que tem dinheiro suficiente no seu orçamento mensal para pagar todos. Seu orçamento permite mais uma parcela mensal?

5. Escolhi a melhor instituição financeira para o empréstimo que eu quero?

Tem muitas opções de empresas oferecendo empréstimos de curto prazo, até mesmo os grandes bancos. Além das tarifas e os termos do contrato, é importante se sentir confortável com a instituição financeira que você escolher.

Certifique se que as taxas e regras são transparentes e que a empresa é confiável. Leia resenhas de outros usuários em sites como TrustPilot ou Google Reviews para ver quais empresas tem a melhor reputação.

O processo de escolher a melhor instituição financeira vai fazer você se sentir mais seguro(a).

 

Na Ferratum, acreditamos em fazer as coisas de forma diferente. Como pioneiros na área de tecnologia financeira e empréstimos online, nos expandimos nossa presença global para mais de 20 países desde 2005.

 

Quando você pede um empréstimo na Ferratum, você pode ficar despreocupado que está em boas mãos. Acreditamos em transparência total. Não cobramos taxas adicionais ou tarifas escondidas. A Ferratum é autorizada e regulada pelo Conselho de Conduta Financeira (FCA em inglês) e somos membros do Consumer Credit Trade Association (CCTA).

Nossa missão é simples - dar o melhor, mais rápido e mais fácil serviço de empréstimo online que existe, com tudo disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Peça seu empréstimo online em poucos minutos e receba o dinheiro no mesmo dia (para pedidos feitas em dias úteis antes das 15hs).

Com a Ferratum, você tem menos uma coisa para se preocupar.

Yes