Como Falar com Crianças Sobre Dinheiro

pai e filho falando de dinheiro

Diversas pesquisas recentes apontam que aproximadamente 50% dos pais evitam falar sobre economia ou finanças com seus filhos porque consideram os assuntos complicados ou simplesmente não dão importancia. Mas conversar sobre dinheiro não deveria ser tão dificil! Se o ditado "dinheiro fala mais alto" for verdade, então como pais, vamos começar a conversar! Segue abaixo algumas dicas sobre como iniciar e manter as conversas sobre dinheiro:

COMEÇA CEDO

Quanto mais cedo, melhor. Se usar exemplos do dia a dia, seu filho vai ter uma noção maior sobre assuntos economicos. Com tempo, vai conseguir explicar coisas mais complexas como economizar para comprar a casa própria ou para ir à faculdade. Iniciar cedo é uma das coisas mais importantes quando se trata de ajudar seu filho para aprender. Vai criar um fundamento que vai afetar todas as suas decições economicas no futuro.

ENSINA COMO CRIAR METAS E COMO CRIAR PLANOS DE POUPANÇA DE LONGO PRAZO

Todos sabem que crianças querem coisas novas. Pode ser um tênis, um video game, ou qualqer brinquedo que tá na moda no momento. Então porque não ensinar seu filho como conseguir estas coisas sozinho? Explique o valor do produto e quanto ele/ela vai precisar poupar toda semana para comprar tal item. É uma forma fácil de ensinar e também ajuda seu filho entender o valor das coisas enquanto também ensina como gerenciar seu dinheiro.

EXPLICA COMO FUNCIONA UM EMPRESTIMO

Uma criança pode não entender que sua familia possui obrigações financeiras como um emprestimo ou hipoteca. Fale com seus filhos sobre quais obrigações você tem e como eles funcionam. Se você quer que seus filhos aprendam o que seria um empresitmo, empresta dinheiro para eles e mostra como funciona para pagar de volta. Para crianças mais velhas, você pode incluir os juros.

CRIA BRINCADEIRAS QUE ENVOLVEM PAGAMENTOS E FINANÇAS

Usando brincadeiras e jogos para explicar os detalhes de finanças é uma das ferramentas mais úteis para pais que hesitam em falar do assunto com os filhos. Toda criança gosta de brincar, então aproveite e joga Banco Imobiliario ou video games com temas que envolvem dinheiro.

O futuro dos seus filhos é o investimento mais importante que você vai fazer na vida, então começe já!

Yes