A Vida é Sobre Experiências

faça as malas

"Daqui a vinte anos, você será mais decepcionado pelas coisas que você não fez do que as coisas que fez. Então saia do seu porto seguro. Pega o vento nas suas velas. Explore. Sonhe. Descubra." - Mark Twain

Dizem que nossas experiências nos definem e que somos a soma de todas as nossas experiências na vida.

Nossas experiências informam nossos pensamentos, nossas ações, nossas decisões, e as oportunidades e riscos que estamos dispostos a correr.

Você é a soma das suas experiências

Quanto temos uma experiência agradável, a tendência é que repetimos tal atividade ou comportamento porque sabemos que é seguro, confortável e familiar. Pelo contrário, quando temos uma experiência negativa com alguma coisa ou alguma pessoa, a tendência é que evitamos repetir contato com tal pessoa.

Agora pensa nisso - se somos de fato uma soma de todas as nossas experiências, e então se tomamos uma decisão consciente de experimentar coisas novas, podemos potencialmente redefinir nos mesmos e nossas vidas através destas novas experiências.

Momentos que nos lembram que estamos vivos

É comum pensarmos sobre as coisas que arrependemos ter feito, mas poucas vezes pensamos nas coisas que não fizemos.

É fácil ficar preso numa rotina repetitiva. E não tem nada errado com isso! É bom ter um pouco de rotina para organizar nossas vidas. Mas a vida é sobre momentos, conexões, memórias e lugares. A maioria das nossas melhores memórias são de coisas extraordinárias que não aconteceram dentro da nossa rotina normal.

E quando falamos de experiências e as memórias que são criadas delas, não estamos se referindo apenas a férias ou viagens incríveis; estamos falando de todos os momentos na sua vida que te lembra que você está vivo.

"A vida anda rápida. Se você não parar um pouco para olhar, você a perde." -Ferris Bueller

Você já fez algo incrível ou notável?

Se você nunca assistiu o filme "A Vida Secreta de Walter Mitty", vá assistir agora.

Walter Mitty é um sonhador que vive uma vida normal trabalhando na revista LIFE. Ele decide se inscrever num site de encontros para tentar conseguir ser pareado com uma colega de trabalho que ele gosta. Um representante da agência de encontros liga para ele e pergunta porque ele deixou todas as perguntas em branco. Ele diz que não sabia o que colocar. O representante pergunta a Walter, "Você já fez algo incrível ou notável?" Para qual o Walter responde não.

Isso muda quando o Walter vai na maior aventura da vida dele - passando por Islândia, Groenlândia e outros lugares extraordinários - para achar a negativa de uma foto que precisam para a revista onde ele trabalha.

Você não precisa ser um temerário louco para ir até a Groenlândia como o Walter fez para passar por experiências magnificas. Você pode ter elas na sua vida cotidiana. Fala com um estranho, tenta uma receita nova, anda para casa por um caminho novo, leva um livro até o parque e desconecta o celular, são todos exemplos fáceis de como fugir da rotina e fazer algo diferente.

Faz um esforço

No fim do dia, tudo que temos são as memórias, que são criadas por momentos, experiências e eventos. Quanto mais esforço fizemos para fazer algo diferente, maior a probabilidade de criar um momento memorável.

Se não fizermos nenhuma tentativa de mudar a rotina, passaremos pela vida com um dia igual ao outro. Acorda no mesmo horário, vai trabalhar, chega em casa, come, assiste televisão e dorme. E repete.

As menores decisões podem ter o maior impacto. Decidir conversar com uma pessoa especifica pode mudar muitas coisas na sua vida. Ou se decidir andar em uma rua diferente, isso pode ter um impacto gigante pois verá coisas diferentes, cheiros novos e pessoas desconhecidas e novas. Tudo depende da sua vontade.

Você pode fazer algo igual todo dia ou pode fazer um esforço para mudar e tentar algo novo.

"Experência é a professora de todas as coisas." - Júlio César

Apenas diga "Sim"

Na próxima vez que um colega de trabalho te chama para tomar uma cerveja depois do trabalho, diga sim. Se alguém te convida para sair para almoçar, diga sim. Se tem um evento social ou algum evento esportivo do seu trabalho, diga sim. Dizer sim para experiências novas gera novas memórias que duram mais.

Não precisa ser algo extremo para deixar uma impressão. Simplesmente tem que ser algo extraordinário - fora do ordinário - e isso se torna numa experiência.

Tenta lembrar da última vez que você fez algum passeio de um dia só, ou ficou horas conversando com uma pessoa que não conhecia, ou foi num evento onde não conhecia ninguém. Essas experiencias ficam gravadas nas nossas mentes e são difíceis de substituir.

Crie uma meta de fazer algo diferente deste tipo todo mês.

O prazer de viajar

Para muitos, viajar é o maior prazer na vida. Como a famosa escritora de viagens Freya Stark disse uma vez: "Acordar sozinho numa cidade desconhecida é um dos maiores prazeres que existem".

Você não pode colocar um preço no valor de experiência de viagem. As pessoas que encontramos, os lugares que conhecemos, as memórias que criamos e o conhecimento que adquirimos são todos parte de uma experiência que ajuda a gente crescer e faz nossas vidas ficar mais ricas em cultura.

Nunca recuse uma oferta para viajar. Se um amigo pedir sua companhia, ou seu(sua) parceiro(a) te convidar, ou sua família quiser que você vá junto para algum lugar novo, vá! Não deixe de conhecer a infinidade de lugares que existem no mundo.

Muita gente recusa a oportunidade de viajar porque não tem dinheiro no momento. Daqui a 10 ou 20 anos quando e você estiver olhando para trás, o que você prefere lembrar - o fato que você falou não para uma oportunidade incrível ou o fato que você foi numa viagem inesquecível que te marcou para sempre?

Digamos que você tem um saldo devedor no seu cartão de crédito ou uma dívida que você ainda não terminou de quitar. Se você disser sim, pode significar que você pague sua dívida em 15 meses ao invés de 12 meses. Daqui a 10 ou 20 anos, você acha que ter pago mais alguns meses de prestação realmente vai fazer diferença? Aqueles 3 meses a mais realmente valem mais que toda a experiência e memórias que você criou naquela viagem maravilhosa?

Porque viajamos?

Embora certamente o destino tem a ver com o quanto um destino vai ser disfrutado, uma das razões que adoramos viajar é pela quebra da rotina e escapar da nossa vida cotidiana. Como disse o sociólogo Charles Horton Cooley, "Escapar do ambiente de trabalho é, de uma forma, escapar de si mesmo; e isso é a maior vantagem de viajar."

Mas e se a gente não precisasse escapar do nosso dia a dia só porque dissemos "sim" com maior frequência? O famoso escritor de viagens Bill Bryson disse "Na minha mente, a maior recompensa de viajar é a possibilidade de experimentar tudo como se fosse novidade, onde nada é familiar e você passa pela experiencia pela primeira vez".

"Por algum motivo, quando vou viajar, consigo abrir mão de muito mais coisas na minha vida real. Consigo largar e desapegar. É por isso que adoro viajar." - Chelsea Cain

O que acontece?

Tem um ditado popular que diz: "Estou agradecido pelas noites que viraram dias, amigos que viraram família, e sonhos que viraram realidade." É tudo sobre experiências.

Pega o jornal e olha a página de eventos, cultura, ou artes para ver o que está acontecendo na sua cidade essa semana. Desde mercados ao ar livre, festivais de música gratuitos, concertos no parque, exibições de arte, sempre tem alguma coisa.

Vamos usar uma peça de ballet ou ópera como exemplo. Não é todo mundo que gosta. Mas vai mesmo assim. Faça pela experiência. Em troca, você vai ganhar uma memória única que vai ser bem diferente da sua vida normal.

Não estamos sugerindo que estas novas atividades vão virar novos hobbies. Não é disso que se trata. A ideia é experimentar coisas novas, mesmo se for para confirmar que você não goste. Como você vai saber mesmo se nunca experimentou?

Quando possível, vai com alguém. Convida um amigo, um membro da sua família, ou um colega de trabalho para ir com você. Memórias são mais poderosas quando compartilhadas com alguém.

Reviva a experiência

A parte mais legal sobre as nossas experiências é que elas podem ser revividos diversas vezes. Às vezes ouvimos uma música específica ou sentimos um cheiro particular e isso nos leva de volta para aquele tempo e lugar. Estas coisas nos levam de volta para a memória, a experiência.

Às vezes este item traz de volta memórias de férias, da infância, um verão, um relacionamento romântico, ou um momento vivido com família ou amigos que não estão mais presentes. Qualquer que seja a memória, é uma experiência que te marcou e foi suficiente marcante que você lembra ainda.

Fora ser legal recordar, tem lições que extraímos destas experiências que usamos todos os dias. São parte de nós.

25 experiências para tentar hoje

Para dar início, segue aqui algumas sugestões de coisas que dá para fazer no dia a dia:

1. Se inscrever numa aula de uma língua estrangeira.
2. Fazer um passeio de ônibus turístico na sua própria cidade.
3. Fazer uma aula de culinária ou de vinhos.
4. Fazer uma aula de dança.
5. Fazer um tour guiado em algum museu na sua cidade.
6. Ir para uma balada e dançar até a madrugada.
7. Fazer um passeio de um dia em alguma cidade próxima.
8. Se inscrever num curso de fotografia ou arte.
9. Sair em um encontro com alguém diferente.
10. Pedir um menu degustação num restaurante.
11. Ir à ópera.
12. Ver uma peça de teatro.
13. Ir para uma exibição de filmes ao ar livre.
14. Fazer um tour pelo estádio de futebol da sua cidade.
15. Correr numa maratona.
16. Aprenda surfar
17. Assistir música ao vivo.
18. Fazer uma viagem de carro.
19. Ver o pôr do sol ou o sol nascer.
20. Fazer um piquenique num parque.
21. Fazer ioga no parque.
22. Alugar uma bicicleta e ir ao trabalho.
23. Vai com alguns amigos para um bar novo toda semana.
24. Ir a um festival de música.
25. Ir a uma partida de futebol.

viajar é preciso!

Faça acontecer

Afaste-se do familiar, previsível e confortável. Viva novas experiências. Sem desculpas, sem cancelar planos e sem dizer "tal vez semana que vem". Se não agora, quando?

E se a falta de dinheiro está te limitando, na Ferratum podemos ajudar.

Se for para pedir um valor pequeno até seu próximo salário, a Ferratum tem a solução. Se for para pedir um valor maior e depois devolver em várias parcelas pequenas, a Ferratum também tem a solução.

Temos soluções flexíveis onde você escolha o valor e as parcelas que cabem no seu bolso. Só cobramos juros sobre o período que usou o empréstimo. Sem taxas adicionais e sem pegadinhas.

Pedir um empréstimo é fácil e seguro. Sem papelada e sem filas de banco. Simplesmente acesse o site, escolha o valor e em quantas parcelas, preenche o formulário e pronto. A decisão sai na hora. Se você for aprovado, o dinheiro entra na sua conta em até 24 horas úteis, podendo ser até no mesmo dia se não é final de semana ou feriado.

Comece a viver hoje!

"Seja corajoso. Toma riscos. Nada substitui experiência." - Paulo Coelho