O que é Black Friday e como aproveitar ao máximo dela?

Como aproveitar ao máximo do Black Friday

Um dos dias mais movimentados do varejo, a Black Friday, está chegando! É o dia preferido dos consumidores que adoram um descontinho. Você está preparado?

Embora a origem da data vem dos Estados Unidos, muitos países adotaram a pratica e hoje virou um evento mundial de venda de produtos e serviços com grandes descontos.

E com o Natal chegando, porque não aproveitar deste evento para antecipar suas compras de final de ano? Dá para economizar bastante se planejar bem.

Mas primeiro, vamos falar um pouco da origem da Black Friday.

No Preto

A primeira vez que o termo "Black Friday" foi usado foi nos anos 1960 e foi usado para marcar o início da temporada das compras para o Natal. Sempre começa na sexta-feira depois do Dia das Ações de Graças que é sempre na última quinta feira de novembro. A palavra para sexta-feira em inglês é Friday.

Também em inglês, se usa o termo "no preto" na contabilidade dizer que as contas estão positivas, equivalente a dizer "contas no azul" em português. Antigamente quando os contadores faziam a contabilidade, usavam tinta preto (ou azul no Brasil) para mostrar uma conta positiva, e tinta vermelha para mostrar contas negativas. Então quando o consumidor comprava estes produtos com grandes descontos, continuava "no preto" depois! Assim nasceu a Black Friday, literalmente sexta-feira preta ou sexta-feira negra.

Se Prepare

A melhor forma de descrever a Black Friday é loucura. Se você pretende ir ao shopping, se prepara para enfrentar multidões e transito. Então exige um pouco de planejamento para não se perder nessa loucura.

Com milhares de consumidores invadindo os shoppings, todos tentando aproveitar ao máximo os descontos e com listas de compras enormes, o shopping pode acabar parecendo uma estação de metrô na hora do rush. Então planejar é essencial para garantir que você não seja atropelado e ainda por cima ache os produtos que está procurando antes que os outros peguem.

Faz Seu Dinheiro Render mais

Então como faz para saber quais lojas tem quais produtos? Antes do início das promoções, as lojas costumam publicar a lista dos produtos e seus preços promocionais em jornais e mídias sociais. Inscreva se em e-mails e newsletters das suas lojas preferidas também para saber de descontos na hora.

Muitas lojas dão prévias ou oferecem cupons para os inscritos ter acesso aos descontos antes da Black Friday. E hoje em dia, muitas lojas fazem promoções de vários dias ou até mesmo uma semana inteira de descontos chamada Black Week (semana negra em inglês).

Mas outras lojas fazem descontos mais restritos com limite de quantidades disponíveis. Então tem que ser rápido, pois às vezes só tem uma ou duas peças do produto anunciado.

Socorro! O Que Eu Compro?

Com quase todas as varejistas oferecendo descontos agressivos, é fácil se perder. Lembra da sua lista de compras de final de ano que mencionamos antes? É aqui que ele é útil. Desce sua lista e procura itens que estão com desconto. Se a lista é grande, usa uma planilha para montar um comparativo.

Os produtos que costumam ter os maiores descontos são eletrônicos como televisões, computadores e celulares. Se você tem eletrônicos na sua lista, agora é a hora de comprar.

Black Friday também é uma ótima oportunidade para comprar eletrodomésticos como geladeiras, maquinas de lavar, cafeteiras e outros acessórios de cozinha. Todo ano, a lista cresce!

Evita as Filas e Compra Pela Internet

Quer evitar essas loucuras e evitar as multidões, mas não quer perder os descontos? Você não é o único.

Cada vez mais, os consumidores preferem comprar pela internet ao invés de sair de casa, pegar filas, carregar compras grandes e perder tempo. Com todos os descontos na ponta do seu dedo, você elimina muito estresse quando faz suas compras do Black Friday de casa pela internet.

Outra vantagem é que você pode escolher a cor e tamanho dos seus produtos e ver na hora se tem disponível ou não. Nas lojas físicas você tem que ir um por um até achar o modelo desejado.

Lembre-se de escolher lojas com CNPJ ativo e certificado de segurança para ter certeza que está fazendo uma compra segura.

Natal Antecipado

Aproveita os descontos do Black Friday para antecipar todas as suas compras do Natal e final de ano. Certamente, muitos produtos que você pensou em comprar em dezembro vão ficar mais caros quando chegar mais perto do Natal.

E se você gastou mais que tinha porque achou um super desconto que não podia deixar passar, conte com a Ferratum para dar uma força nos seus saldos. Com nossos empréstimos de curto prazo você pode aproveitar os descontos da Black Friday em novembro e começar a pagar somente em dezembro ou janeiro do ano que vem.

Independentemente da forma que escolher abordar este evento louco, desejamos boa sorte na procura pelos descontos!